Lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil é adiado para sexta-feira
O primeiro lançamento de um foguete comercial a partir do Brasil, o HANBIT-Nano, teve a data alterada e agora está previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (19). O adiamento foi informado pela Innospace, empresa sul-coreana responsável pelo foguete, e confirmado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Inicialmente programado para esta quarta-feira (17), o lançamento foi postergado para permitir a substituição de componentes do sistema de resfriamento do primeiro estágio do veículo. A decisão foi tomada após a identificação de uma anomalia durante as inspeções finais. Segundo a Innospace, não há defeitos estruturais no foguete, e a troca das peças pode ser realizada com o equipamento já posicionado na plataforma.
Esta é a segunda remarcação da missão, que já havia passado por ajustes técnicos adicionais em novembro. A FAB informou que segue com toda a infraestrutura e equipes técnicas mobilizadas para a nova data prevista.
A missão Spaceward é coordenada pela Força Aérea Brasileira em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e prevê o envio de cinco satélites e três dispositivos de pesquisa ao espaço. Os equipamentos beneficiarão instituições do Brasil e da Índia.
O HANBIT-Nano tem 21,9 metros de altura, pesa cerca de 20 toneladas, possui 1,4 metro de diâmetro e é capaz de atingir velocidade de até 30 mil km/h, aproximadamente 30 vezes a velocidade de um avião comercial.
Fonte: Voz da Bahia/ Foto: Divulgação/Innospace









