Jorge Solla aciona PGR contra Bolsonaro por suposto vazamento de informações ao governo Trump

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) protocolou nesta sexta-feira (8) uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que o Ministério Público investigue o ex-presidente Jair Bolsonaro por possível crime contra a soberania nacional.
O pedido se baseia em declarações de Bolsonaro, feitas em março, nas quais ele afirma ter repassado “em primeira mão” informações do Brasil para a equipe do ex-presidente norte-americano Donald Trump. Segundo Bolsonaro, os EUA temiam que o Brasil “virasse uma Venezuela” e ele teria alertado sobre acordos com a China envolvendo energia nuclear.
“O vazamento de informações ou a solicitação de intervenção, quando partem de um ex-presidente, transcendem a mera opinião política e adquirem o contorno de um ato concreto com potencial desestabilizador”, afirmou Solla na representação.
O parlamentar ressaltou que, como chefe de Estado, Bolsonaro tinha acesso a informações classificadas de caráter diplomático, militar e estratégico, estando obrigado ao sigilo e à lealdade à Nação.
Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) no processo sobre a suposta trama golpista de 2022 e cumpre prisão domiciliar por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Ele também é alvo de outros inquéritos. Recentemente, Trump anunciou tarifas contra o Brasil e classificou os processos contra Bolsonaro como “caça às bruxas”.
Fonte: Voz da Bahia