572 Médicos Reforçam Atendimentos Nos PSFs em 193 Municípios

A atenção básica de saúde na Bahia ganhou um reforço de 572 médicos, que começaram suas atividades na segunda-feira (4/3), em evento realizado no Centro de Convenções, em Salvador. Além da capital, esses profissionais ampliam a oferta de serviços em mais 192 municípios. O principal objetivo é melhorar as ações na área de saúde da família.

Por meio desse atendimento, os pacientes podem realizar exames de prevenção, desafogando os hospitais.  Os selecionados fazem parte da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa criada em 2011 pelo Ministério da Saúde, em parceria com os governos estaduais e municipais.

Eles atendem nas áreas de vulnerabilidade social e na zona rural. “O programa é muito bem-vindo, porque amplia a oferta de médicos, principalmente no interior. Além de melhorar a saúde pública nos municípios, ajuda na formação médica”, afirmou o governador Jaques Wagner. Os médicos contratados farão curso de especialização em saúde da família oferecido por universidades públicas, com supervisão regular, e terão uma bonificação de 10% para prova de residência médica no final deste ano. O secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mozart Sales, informou que a região Nordeste foi a que mais contou com aumento de médicos na rede básica. No total, foram 2.494. Jequie Repórter.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.