Uesb leva projetos para 19ª Semana de Ciência e Tecnologia

Já imaginou que a Ciência está presente em nosso cotidiano de forma constante? Para mostrar como o conhecimento científico e tecnológico é parte do dia a dia das pessoas, além de estimular o interesse nessas áreas do saber, teve início, nesta quinta, 20, a programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Vitória da Conquista.

Parceira na realização do evento, a Uesb levou seus projetos de ensino, pesquisa e extensão para um espaço especial montado no Centro Cultural Glauber Rocha. “Estamos trazendo para o estande da Uesb o que ela tem de melhor. A Universidade conta com vários cursos na área de Tecnologia e a tecnologia não só digital, mas também a tecnologia nutritiva, agrícola, entre outras”, afirmou o professor Roque Trindade, um dos articuladores da Uesb para realização da Semana.

João Inácio Brito foi um dos visitantes do estande da Uesb no primeiro dia do evento

Entre os olhares atentos que passaram pelo espaço, estava o de João Inácio Brito, de 8 anos. Estudante do Colégio Paulo VI, João foi atraído para o estande pelas mesas com rochas, minerais, fosseis e outros elementos do projeto “A Geologia como forma de entender o nosso planeta”. Apaixonado por meteoros, o menino pode conhecer um pouco das muitas histórias por trás de cada peça. “Eu achei muito legal. Eu gosto de ver meteoros, mas também gosto de xadrez e de dançar. Eu amei!”, opinou.

Ao lado de João, estava seu pai, Geslaney Brito, um dos estimuladores do garoto na busca pelo conhecimento. Formado em Geografia e estudante de Artes, ele conta que não perdeu tempo em levar João para o espaço, como forma de aproximá-lo do universo da Ciência. “O evento é interessante porque o contato entre as pessoas e a produção do conhecimento deve ser uma constante. Inclusive, ele quem me chamou para cá, para ver as rochas”, conta Geslaney, que ainda completa: “a organização do evento está de parabéns”.

O projeto Donatello é uma inciativa do Peti Interdisciplinar da Uesb

A ciência próxima do cotidiano – Outro projeto disponível no espaço da Uesb foi o Donatello, uma tartaruga robótica usada para o ensino de Geometria e Programação para crianças. A iniciativa é liderada pela professora Alexsandra Andrade, do curso de Matemática da Uesb, e conta com a colaboração de estudantes não só da licenciatura na área, mas, também, de Cinema e Audiovisual, Agronomia e Ciência da Computação.

Com linguagem de programação, o Donatello é capaz de desenhar figuras geométricas. Assim, a ideia é estimular o aprendizado de diversos conhecimentos já na infância. “É importante despertar o interesse das crianças para a Robótica, para a Matemática, para a Programação. Costuma-se achar que a Programação é só para adolescentes e adultos, mas não, tem para criança também. A Robótica é muito acessível para todas as idades”, explica Alexsandra.

Além da educação, a Ciência também está presente em outros momentos da nossa vida, como no ambiente doméstico. “A ciência é vista, pelo cidadão comum, como uma coisa inatingível. Mas, se você observar, a maioria das pessoas tem uma máquina de lavar, por exemplo, em casa. Ali, é um robô, que executa todas as tarefas e entrega sua roupa quase sequinha automaticamente. Então, nós convivemos com a ciência”, lembra o professor Roque.

A programação da Semana, em Conquista, segue até sábado, 22

A Uesb na Semana – Parceira tradicional do evento, a Uesb organizou uma programação dinâmica, com uma série de projetos próprios, que serão apresentados à comunidade até sábado, 22. Com entrada gratuita, o público poderá conferir iniciativas de diversas áreas do conhecimento, bem como ter contato com os cursos de graduação da Universidade.

A 19ª edição do evento traz como tema “O Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” e reúne ações de diversas instituições de ensino do município de Vitória da Conquista. Acesse toda a programação aqui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.