Salvador tem maior taxa de homicídios entre as capitais brasileiras, aponta levantamento

Salvador registrou a maior taxa de violência letal entre todas as capitais brasileiras, segundo o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, elaborado pela MySide. A capital baiana aparece na 27ª e última posição do ranking nacional, com 57,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

O levantamento utiliza exclusivamente a taxa de homicídios como indicador, com base em dados de 2024 do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e em estimativas populacionais do IBGE.

Enquanto Salvador enfrenta o pior índice do país, as capitais mais seguras se concentram nas regiões Sul e Centro-Oeste. O ranking é liderado por Florianópolis (SC), com taxa de 10,7, seguida por Brasília (DF), com 12,3, e São Paulo (SP), com 13,1 homicídios por 100 mil habitantes. Outras cidades com bons índices são Porto Alegre (RS), com 15,8, e Cuiabá (MT), com 17,7.

A taxa registrada em Salvador é mais de cinco vezes superior à da capital catarinense.

Cenário estadual e regional

O desempenho da capital reflete o contexto da Bahia, que aparece na 25ª posição entre os estados, com taxa de 42 assassinatos por 100 mil habitantes. A região Nordeste, de forma geral, também apresenta os piores índices do país, registrando média de 35,9 homicídios por 100 mil habitantes.

Fonte: Voz da Bahia 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.