PT realiza eleição direta neste domingo com quase 3 milhões de filiados aptos a votar

O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza neste domingo (6) o Processo de Eleição Direta (PED) para escolha dos novos presidentes nacional, estaduais e municipais da legenda. Cerca de 2,9 milhões de filiados estão aptos a votar em todo o Brasil. Caso nenhum dos candidatos alcance maioria absoluta, o segundo turno está previsto para 20 de julho.
Na disputa pela presidência nacional do partido, quatro nomes estão no páreo: o ex-ministro e atual prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva — considerado favorito e apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva —, além de Valter Pomar, Romênio Pereira e o ex-presidente nacional do PT, Rui Falcão.
Apesar da amplitude do processo eleitoral, o partido enfrenta desafios em relação à renovação de quadros. Apenas 4,3% dos candidatos têm menos de 30 anos (253 nomes). Do total, 26% são mulheres (1.503), 45% se identificam como negros (pretos e pardos, 2.557) e 65 candidaturas são de indígenas.
Ao todo, o PED 2025 contabilizou 5.542 candidaturas municipais e 95 estaduais. O Amazonas se destaca com a maior diversidade de nomes na disputa estadual, com sete candidatos, enquanto o Acre registra apenas uma candidatura.
Disputa na Bahia
No estado da Bahia, o PT realiza eleições internas em 381 municípios. Cinco nomes concorrem à presidência estadual do partido: Gabriel Cavalcante, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Tássio Brito, que tem o apoio do senador Jaques Wagner.
O resultado do PED pode influenciar diretamente os rumos da legenda nos estados e nas eleições municipais de 2024, além de consolidar lideranças para o futuro do partido.
Fonte: Voz da Bahia