Polícia diz que extintor não funcionou em balão que pegou fogo, caiu e matou 8 pessoas em SC

O extintor de incêndio que estava no cesto do balão que caiu com 21 pessoas em Praia Grande (SC) não funcionou ao ser acionado, informou a Polícia Civil. Conforme o delegado-geral Ulisses Gabriel, a informação foi repassada em depoimento pelo piloto da estrutura que sobreviveu.
O acidente aconteceu na manhã deste sábado (21), na cidade no extremo sul do estado, região conhecida como Capadócia brasileira e famosa pela prática do balonismo. Além do responsável pelo voo, cinco dos treze sobreviventes deram depoimentos à polícia.
“Segundo o que foi identificado, o extintor não funcionou e aí, não foi possível apagar. O balão, então, ele sobe um pouco, vai até o solo. Um conjunto de pessoas, que são 13, conseguem sair nesse primeiro momento. O balão acaba ficando leve em razão da saída dessas pessoas e aí ele sobe novamente”, explicou Gabriel.
As causas são apuradas, mas a informação preliminar da polícia é de que o fogo começou no cesto, causado por um maçarico. Conforme o delegado-geral, a empresa está ativa desde setembro de 2024 e possuía documentação regular para operar.
As polícias Civil, Militar e Científica apuram os detalhes do incêndio e aguardam laudos e perícias. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acompanha o caso.
Voz da Bahia/ Foto: Terra