OAB-BA recebe mais de 800 denúncias de golpes do falso advogado
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) já contabiliza mais de 800 denúncias de vítimas do golpe do falso advogado. Para enfrentar o problema, um grupo de trabalho, formado por representantes da seccional e presidentes de subseções, realizou sua primeira reunião na última quarta-feira (27), após ser criado no Colégio de Presidentes no início deste mês.
No encontro, foi cobrado o retorno da operação anunciada pelo presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia da Bahia, delegado Jorge Figueiredo, para combater a prática criminosa. O grupo também decidiu solicitar à Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informações sobre ocorrências registradas no estado e enviar ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sugestões de reforço na proteção de dados do sistema PJe.
Com alcance nacional, o golpe do falso advogado é aplicado por criminosos que utilizam dados públicos de profissionais da advocacia para enganar pessoas com processos judiciais e desviar valores.
Entre as medidas definidas, está a elaboração de um parecer da Comissão de Tecnologia sobre segurança em contratos com empresas de recorte, garantindo acesso apenas a informações públicas. Também será feito um levantamento nas subseções da OAB-BA sobre o número de casos e andamento de inquéritos.
O grupo ainda buscará apoio da OAB Nacional em relação a um expediente já enviado ao Ministério da Justiça, além de provocar empresas emissoras de certificados digitais a se manifestarem sobre segurança de dados. Outra frente será a cobrança ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para uma atuação mais rigorosa na proteção das informações processuais.
Fonte: Voz da Bahia/Foto: Valter Campanato/Agência Brasil








