Lula confirma presença no cortejo do 2 de Julho em Salvador pelo quarto ano consecutivo

Pelo quarto ano seguido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá participar do cortejo cívico do 2 de Julho, em Salvador, que marca a Independência do Brasil na Bahia. A informação foi confirmada pela assessoria da Presidência da República ao Portal A TARDE, reforçando a presença do chefe do Executivo federal na tradicional celebração baiana.

“A previsão é que o presidente participe da caminhada do 2 de Julho”, afirmou a assessoria.

Lula participou do evento pela primeira vez em 2022, ainda durante a campanha eleitoral, e voltou à capital baiana nos dois anos seguintes já como presidente.

Em seus discursos, o petista tem defendido o reconhecimento do 2 de Julho como data oficial da verdadeira independência do Brasil, em alusão à expulsão das tropas portuguesas em 1823 após batalhas decisivas na Bahia.

“Tem a independência do grito, que a gente nem sabe se aconteceu, mas dizem que sim. E tem o 2 de Julho, que foi luta real, com mulheres heroínas garantindo a libertação”, declarou Lula em julho de 2024, durante discurso em Campinas (SP). Ele também afirmou que pretende transformar o 2 de Julho em um ato oficial de celebração nacional.

Participação em evento da BYD segue indefinida

Antes do cortejo, havia expectativa de que o presidente participasse, nesta terça-feira (1º), da inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD no Polo Industrial de Camaçari. No entanto, segundo sua equipe, ainda não há confirmação na agenda para o evento, que representa um marco importante para o setor automotivo e a economia do estado.

Fonte: Voz da Bahia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.