ITC: 14 de Abril Dia do Neurocirurgião e dia do Técnico em Serviço de Saúde

No Brasil, separa-se o dia 14 de abril para celebrar a profissão de todos os técnicos em serviço de saúde, que trabalham rotineiramente cuidando de vidas. Especialmente em 2020, devemos homenagear estes trabalhadores que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus.

A profissão de técnico em saúde passou a ser reconhecida com a instituição da Constituição de 1937 no Brasil. A formação de agentes de nível médio e elementar foi regulamentada a partir de 1971, quando entra em vigor a Reforma do Ensino de 1º e 2º graus, com habilitação plena ou parcial. Assim, passam a integrar o grupo de técnicos em saúde, especialidades como enfermagem, estética, farmácia, gerência em saúde, nutrição, segurança no trabalho e outras 11 modalidades.

Os técnicos em serviço de saúde têm papel vital na manutenção do bem-estar da sociedade e estão presentes em todas as áreas da saúde. No âmbito farmacêutico, podemos encontrar técnicos em farmácia e auxiliares, seja dentro das farmácias ou laboratórios, sempre dispostos a ajudar. No CRF-GO, são mais de 10.000 técnicos e farmacêuticos registrados, atuando diariamente no cenário goiano.

O Projeto de Lei º 4.436/2012 cria o Dia do Neurocirurgião, comemorado no dia 14 de abril em todo o país. A data foi escolhida para representar os profissionais em homenagem ao aniversário do célebre neurocirurgião brasileiro Paulo Niemeyer.
O especialista é capaz de realizar cirurgias de diversos graus de complexidade no cérebro, coluna, medula e nervos periféricos. Ele trata, por exemplo, de traumatismos cranianos, dor crônica na coluna e de doenças vasculares cerebrais. Além do campo cirúrgico, o médico especialista pode responder pelo diagnóstico, prevenção e tratamento do paciente, dentre outras funções.
A neurocirurgia pode ser dividida em grandes áreas, como Neurocirurgia Geral, Cirurgia de Coluna, Neurovascular, Neuro-oncologia, Neurocirurgia Pediátrica, Neurocirurgia Funcional e Nervos Periféricos. É importante consultar o profissional em casos de dores de cabeça crônicas, epilepsia, movimentos involuntários, tonturas etc.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.