ITAPETINGA:Promotoria De Justiça Reune Sec. De Saúde E Hospitais Para Garantir Atendimento A População.

Na tarde da última terça-feira, dia 28 de fevereiro aconteceu no auditório da Coopardo um encontro promovido pelo Promotor de Justiça Dr. José Junseira com a finalidade de ouvir os representantes dos Hospitais Cristo Redentor, Santa Maria, Raimundo Perazzo, a Sec. de Saúde do Município e a SESAB. O encontro teve o intuito de viabilizar soluções para algumas questões e contou com a presença do Prefeito Municipal, Policia Militar, Policia Civil, secretários, profissionais da saúde, populares, vereadores e representantes de várias instituições. “O motivo dessa reunião foi discutir a questão da saúde pública em Itapetinga de forma mais ampla, com toda comunidade, que é quem vai receber este serviço, convidamos todas as instituições, inclusive por que Itapetinga passou a ter a Gestão Plena da Saúde, hoje fomos surpreendidos positivamente com a assinatura do contrato com o Cristo Redentor por mais três meses e durante este período estaremos mediando às negociações para que o hospital possa ter os seus anseios contemplados” destacou Dr. José Junseira.

                                          ( clique em leia mais e veja as fotos)

Na oportunidade a médica Maria Conceição Benigno, Diretora da SESAB, representando o secretário Dr. Jorge Solla, explanou quanto ao sistema do Comando Único (Saúde Plena), uma vez que Itapetinga passou a ter este comando. “Com a transferência do Comando Único para o município de Itapetinga houve por parte de algumas pessoas uma certa incompreensão do processo, esta mudança vem para melhorar, ele traz o recurso para a gestão municipal, o prestador será pago in loco, e a população através do Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, Ministério Público possa junto ao prestador e gestor acertar para uma melhor saúde para a população”, destacou a médica.

Para a Secretária de Saúde o momento foi muito produtivo, “Hoje a população teve conhecimento da real situação, a Plena é uma conquista muito importante para nossa cidade, assinamos a parceria com o Hospital Cristo Redentor, onde eles garantem atendimento a partir de agora por até três meses e depois disso sentaremos novamente para avaliarmos a possibilidade de ampliação do recurso que está sendo efetivado hoje. Repassamos recentemente para o Cristo Redentor o valor de 299 mil 433 reais, que é o valor de um dos contratos e mais 70 mil, ou seja, o HCR recebeu um valor total de cerca de 370 mil reais”, destacou Zoraide.

Segundo os representantes do HCR o valor é insuficiente, no entanto, os valores das AIH’s (Autorização de Internação Hospitalar) são fixados pelo Ministério da Saúde para todo o país. O HCR recebe mensalmente mais de 400 AIH’s, e utiliza pouco mais de 70%, já o Hospital Santa Maria que hoje atende 100% SUS, apesar de legalmente ser uma instituição particular, recebe apenas 50 e o Raimundo Perazzo 70, quando realiza mais de 100 atendimentos mensais, vale salientar que o HCR recebe por atendimento pediátrico, porém deixou de prestar este serviço.

No final da reunião a direção do Cristo Redentor, que vinha ameaçando parar o atendimento do SUS, se pronunciou negativo a assinatura do contrato de convênio no valor de 299 mil, mesmo valor que vinha recebendo. Porem com muita habilidade e visando solucionar o problema da população, o Promotor, ao lado do Prefeito e da Sec. de Saúde garantiram a continuidade das negociações para buscar melhorias quanto ao repasse, os representante do HCR sensibilizados, assinaram o contrato de convenio com o SUS pelo período de três meses.

O Prefeito Municipal afirmou sua satisfação com o resultado da reunião, “Quem ganha é a comunidade, conseguimos firmar com o Cristo o contrato de mais três meses, eu sempre me coloquei a disposição de todos os prestadores, e continuaremos procurando soluções que viabilizem melhorias para o nosso povo, vamos procurar as autoridades competentes para que ao final desse contrato já estejamos com uma solução que contemple a comunidade, já com seguimos trazer o Saúde em Movimento para nossa cidade, que foi um sucesso. Encontrei muitos problemas na saúde e estamos melhorando cada vez mais, inauguramos PSF, SAMU 192 e estamos prestes a entregar a UPA que irá somar a saúde de Itapetinga”, destacou José Carlos Moura.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.