ITAPETINGA:Projeto Povos Do Campo Realizou Mutirão Na Texana.

Dando Continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto “Povos do Campo”, aconteceu neste domingo, dia ( 20 de novembro ) na Fazenda Texana,  Mutirão de Práticas Educativas, envolvendo os alunos do campo, denominado “Dia de Ação e Cidadania”, o evento movimento os alunos dos campos que receberam o prefeito José Carlos Moura e a primeira dama Cida Moura. A parceria com outras secretarias é imprescindível para a realização de mutirões, a de Saúde participou realizou exames rápidos, 

                                          ( Leia Matéria Completa e Veja As Fotos )

como teste de glicemia, aferição de pressão, preventivos ginecológicos, auto-exame da mama, vacinação, entre outros serviços e palestras, a Sec. de Agricultura marcou presença com o projeto de Hortas comunitárias, quintais produtivos e Hortas nas escolas. A Fundação Movimento de Coral Canto das Artes também participou do mutirão, assim como a professora e contadora de estórias, Tia Francis, envolveu as crianças com belíssimos contos, “essas crianças tem uma leitura de mundo belíssima, foi maravilhoso poder realizar esse trabalho aqui com eles. A estória faz a gente de viajar num mundo de sonhos, e nós não podemos perder os sonhos em nossas vidas, isso é o que move nossas vidas”,  salientou a professora. Cida Moura, primeira dama, lembrou do compromisso do prefeito com os moradores da zona rural, “O prefeito José Carlos Moura, sempre falava que gostaria de prestigiar o povo do campo, que muitas vezes foi esquecido, e esse trabalho que está sendo feito aqui mostra a valorização dessas pessoas, inclusive promovendo a acessibilidade a alguns serviços A Adab que também participou do movimento através do médico veterinário Edmundo Rocha, destacou a importância de trabalhos com a juventude, ”através de uma análise técnica, nossa equipe constatou que o trabalho educativo voltado ao público de uma idade mais avançada é mais complicado, uma vez que os mesmo são mais resistentes, então estamos fazendo trabalhos voltados aos jovens que são mais receptivos as mudança, então estamos hoje passando para esse público jovem o controle das doenças dos animais de produção para que assim nós possamos ter cada vez mais uma pecuária melhor”, finalizou.

Para a coordenadora do Projeto Elayne Moura, o mutirão valoriza os moradores da zona rural, “É um dia de práticas educativas cidadãs, e o objetivo maior desse Projeto, é fazer com esses povos se sintam cada vez mais valorizados, como qualquer cidadão eles tem os seus direitos e deveres,   o campo não vive sem a cidade e vice e versa. Eles também precisam conhecer e saber que o serviço público existe e tem qualidade. E que eles tem direito a esse serviço”, destacou. Ela também agradeceu Sr. Cori Moreira, proprietário da Fazenda que mantém em sua propriedade uma escola do município e que na oportunidade falou da alegria de receber os alunos e a administração municipal, “É um prazer muito grande receber a comunidade itapetinguense aqui na Texana, essa escola existe há vários anos, já quiseram acabar com ela, mas eu não permitir. Hoje tem quase cem alunos aqui e quero ver esse número aumentar, o trabalho da administração municipal aqui na Escola Texana tem sido maravilhoso, muito organizado, parabéns!” destacou o pecuarista.

Na oportunidade o prefeito José Carlos Moura afirmou que a valorização do trabalhador rural é importante e que sua administração pretende viabilizar a extensão desse trabalho, “o homem do campo deve ser valorizado, não pode ser diferente, eles merecem. Tudo que temos na cidade depende do homem do campo, tudo vem desses trabalhadores, e é pensando assim que a nossa gestão tem procurado valorizar sempre esse povo, eles também tem direito a cidadania, respeito, saúde, educação e tudo que a administração deve proporcionar e nós vamos estender esse serviço a outras fazendas, vamos levar esses serviços para esta classe que merece e que só tem a nos ensinar com a sua sabedoria, eles sabem valorizar a vida e respeitar a natureza, a terra’, destacou o prefeito.

 

O Projeto povos do campo foi criado em agosto de 2009 pela socióloga Elayne Moura, incentivada pela Prefeitura Municipal e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e visa promove a socialização e humanização através da educação não-formal e informal, possibilitando uma participação mais ativa destes sujeitos, ao mesmo tempo em que se inserem no contexto do coletivo, da cooperação e da solidariedade, levar os serviços públicos para o campo através de diversas ações, que envolvem mutirões, oficinas, palestras, atividades recreativas entre outras ações.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.