O Distrito de Palmares localizado a cerca de 70 Km da sede Itapetinga, inaugurou no sábado dia 04 de fevereiro o Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água. O Prefeito, José Carlos Moura, acompanhado da primeira dama Cida Moura, de seu secretariado e do administrador do distrito Uoston Andrade, recebeu entre outras autoridades; o Sec. Estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler (representando o Governador Jaques Wagner), o Sec da SEDUR, Cícero Carvalho, o Diretor-presidente da CERB, Bento Ribeiro Filho, o Dep. Estadual Rosemberg Pinto, o Dep. Federal Geraldo Simões, o prefeito da cidade de Itajuípe Marcos Dantas e o diretor do SAAE em Itapetinga Dr. Altamirando Azevedo.Na abertura da solenidade o Padre Manoel Carlos da cidade de Itororó e o Pastor Odinei Ferreira, presidente da OMEI, abençoaram o momento.

 

                                                        

no images were found

    ( Leia Materia Completa e Clic em ver com Piclens para Ver As Fotos )

A Obra foi realizada pela a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), um empreendimento da ordem de R$ 1 milhão e 600 mil, beneficiando cerca de 1.000 pessoas.
A água é captada no Rio Pardo, onde foi instalada uma plataforma flutuante e implantada uma adutora de água bruta com 1.470 metros de extensão. A partir daí, a água passa por uma estação de tratamento, sendo levada através de um  adutora tratada com extensão total de  11.289 metros. Ainda faz parte do sistema de abastecimento uma estação elevatória e dois reservatórios, entre outros equipamentos. Também foram implantados novos 360 metros de rede de distribuição, somando-se a rede existente.

Há obra era um sonho antigo daquela população que não tinham acesso a água de qualidade. Com a construção do sistema de abastecimento, a Prefeitura de Itapetinga aumenta a oferta de água,  mediante a utilização do manancial disponível na região, promovendo assim o desenvolvimento sustentável da comunidade rural.

Há mais de 50 anos a população do distrito esperava por esta realização que só foi possível graças ao empenho do Prefeito, José Carlos Moura, que consegui junto ao governo do estado a liberação dos recursos necessários. A água que a população em Palmares consumia sempre foi de baixa qualidade e oferecia inúmeros riscos à saúde da população. Em seu pronunciamento o prefeito que marca a história do distrito com este feito, destacou a importância da obra, “Eu agradeço sempre a Deus por todas as coisas que ele me concede, especialmente a graça de trazer benefícios para a comunidade, água é saúde, é vida, Palmares sofreu muito tempo sem este serviço, hoje me emociono de ver a alegria desta comunidade, destas mães de família que a partir de agora não precisaram carregar lata de água na cabeça. Corri atrás, e o Governador Jaques Wagner que sempre atendeu as nossas solicitações, nos deu a condição de torna o sonho desse povo uma realidade”, José Carlos Moura, agradeceu os representantes do Governo do Estado e aos deputados Rosenberg Pinto e Geraldo Simões que atuam com parceiros atuantes e sempre presentes em Itapetinga. Representando os moradores do distrito o agente de saúde José Carlos agradeceu a conquista, “Nós aqui em Palmares sofremos e esperamos durante muito tempo, e hoje comemoramos felizes por esta conquista, muitos prefeitos passaram por Itapetinga, alguns até prometeram, mas foi você José Carlos Moura, o escolhido por Deus para interceder por nós junto ao governo do estado, e com o seu prestígio nos honra com água potável em casa, Palmares hoje está muito feliz e agradecida, peço ao historiadores e escritores, que deixem em seus livros, um lugar reservado para registrar este momento que Palmares vive, pois hoje passamos a ter uma vida nova” destacou o morador.
O reservatório é de 145m³, são 2 km de sucção (captação) do rio até a estação de tratamento de onde a água é distribuída para as residências, através da adutora, o SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto é responsável pela captação, tratamento e distribuição.

Os vereadores; Alfredo Cabral, Chico do Ferro Velho, Jaci Almeida, Marcos Gabriele, Romildo Teixeira e Valdeir Chagas prestigiaram o momento.

                                    PROMOGRAÇÃO ESPECIAL

Uma grande Festa foi preparada pelo administrador Uoston Andrade com o apoio da Prefeitura e demais secretaria municipais para o momento. Durante todo o sábado o distrito ficou movimentado. A Secretaria de Saúde disponibilizou para a comunidade serviços como: atendimentos médico, odontológico (com aplicação de flúor, escovação e distribuição de kits), teste de glicemia, aferição de pressão, teste rápido de HIV/AIDS, exame de sangue para pacientes com suspeita de dengue, vacinação, distribuição de preservativos.

O CRM – Centro de Referência da Mulher realizou divulgação e esclarecimentos sobre o trabalho que desenvolve, também  aconteceu sorteio, distribuição de brindes e muita música com Juá da Bahia, Forrozão D’Lira e Serginho de Góias.

O administrador em seu pronunciamento lembrou os investimentos da administração, ”Palmares é um distrito caro para a administração, porém o prefeito na mede esforços para melhorar a vida da nossa população”. Ele agradeceu todas as secretarias que são parceiras.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.