ITAPETINGA:Inauguradas Caf E Rede De Frio.

O município de Itapetinga contabiliza mais avanços na saúde, na tarde desta segunda-feira, dia 23 de abril, foram inauguradas simultaneamente a Rede de Frio e CAF (Central Abastecimento Farmacêutica), instaladas no Centro de Saúde Guilherme Dias. A CAF recepciona, armazena e distribuir medicamentos, em bom estado de conservação para serem distribuídos a todas as unidades de saúde do município, é a maneira correta que todos os municípios têm de cumprir com toda logística da assistência farmacêutica proposta pelo Governo Estadual e Federal, apesar de que são poucos os que cumprem esta proposta. Itapetinga é um dos municípios da Bahia pioneiro na construção de uma Central de Abastecimento Farmacêutica além de contar com uma Farmácia Central que distribui gratuitamente medicamentos à população. ( Leia Mais e Veja As Fotos )

A Rede de Frio é o processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do programa nacional de imunizações e deve ter as condições adequadas de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada.

O objetivo final da Rede de Frio é assegurar que todos os imunobiológicos administrados mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade, haja vista que são produtos que se deterioram depois de determinado tempo quando expostos a variações de temperaturas inadequadas à sua conservação.

Levar à população medicamentos de qualidade é um compromisso da Prefeitura Municipal de Itapetinga que conta com os farmacêuticos Danylo Patês Meira (Farmacêutico Coordenador), Cristiane Augusto de Carvalho (Farmacêutica da CAF) e Anathane Chaves (Farmacêutica da Responsável pela Farmácia Central), já a Rede de Frio possui dois auxiliares de enfermagem; uma auxiliar administrativa e uma enfermeira.

A Secretaria de Saúde Zoraíde Cruz em seu pronunciamento destacou a importância do armazenamento de medicamentos e imunobiológicos, “Estamos mais felizes hoje e agradecidos ao prefeito José Carlos Moura por esta aquisição, nós sonhávamos com esses espaços para o devido armazenamento desses produtos que são caros e requer todo cuidado. Hoje temos a garantia do transporte correto, armazenamento devido e assim garantimos a qualidade desses produtos”, destacou Zoraíde.

(clique em ver com piclens e veja as fotos)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.