ITAPETINGA:é contemplada pelo Ministério da Saúde com Academia da Saúde.
Criado pela Portaria nº 719 , de 07 de abril de 2011, O Programa Academia da Saúde, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Os pólos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde e Itapetinga está entre as contempladas, graças ao empenho da Secretária de Saúde Zoraide Cruz, que inscreveu e cadastrou Itapetinga no Projeto. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), onde os secretários de saúde receberam uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Bahia foi contemplada com 164 pólos da Academia em 151 municípios baianos. A estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil pólos que serão instalados em 1.828 municípios.
Os pólos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividades física, que devem estar ligadas aos serviços de atenção básica, são desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público e tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.