A Guarda Municipal de Itapetinga completou no dia 20 de novembro, 44 anos de existência, criada em 20 de novembro de 1967 pela lei 195 e regulamentada 35 anos depois, através da lei 951 de 2004, tem como principal competência e responsabilidade, guardar o patrimônio público e zelar pela segurança da população. Contando com 68 GMs, sendo 58 homens e 10 mulheres hoje tem o comando do GM Oliveira, recebe inúmeras solicitações de igrejas, instituições, associações entre outras instituições, totalizando em 2011 mais de 300 ofícios atendidos.

Em Itapetinga esses profissionais realizaram inúmeras conquistas, entre essas, convênio de R$ 417.000,00 (quatrocentos e dezessete mil reais) junto ao Ministério da Justiça, com contrapartida da Prefeitura Municipal de Itapetinga através do qual fez importantes investimentos e aquisições no intuito de melhorar o atendimento à comunidade. É a primeira no estado da Bahia e a terceira em todo o Nordeste a utilizar as pistolas Taser, com tecnologia não-letal, o armamento paralisa o infrator, mas o disparo não provoca lesão, o imobiliza por tempo suficiente, facilitando a sua detenção, se tornando um equipamento muito útil.

A Guarda Municipal de Itapetinga comemorando os seus 44 anos participando nesta segunda-feira (21/11), de um Curso de Tiros para uso de arma letal, ministrado por profissionais da CATI SUL – Centro Avançado em Técnicas de Imobilização, especialistas da área, com aprovação da Polícia Federal e inclusive foram responsáveis pelo treinamento dos atores principais do filme Tropa de Elite. A CATI SUL tem como objetivo tornar mais seguro e eficiente o dia-a-dia de todos os policiais que atuam em Operações Especiais. O curso está sendo realizado no auditório do Colégio José Marcos Gusmão (antigo Noralice Gumão), sendo que a parte teórica tem duas etapas, a primeira vai de 21 a 25 de novembro e a segunda de 28 de novembro a 02 de dezembro, a parte prática começa no inicio de dezembro. O objetivo do curso é capacitar o GMs quanto ao uso do armamento letal, uma vez que o município preenche os requisitos da Lei Federal 10.826/2003, Capitulo III,  Art. 6o  que diz: é proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para: os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 50.000 (cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço; (Redação dada pela Lei nº 10.867, de 2004) e portaria 365/2006 da Policia Federal. Já se encontra em tramitação no Setor Jurídico da Prefeitura de Itapetinga, o Estatuto que vem regulamentar os direitos e deveres da Guarda Municipal

O Prefeito Municipal, José Carlos Moura, lembrou das conquistas dos GMs, “Graças a Deus a Guarda de Itapetinga hoje é referencia na Bahia e no nordeste, ela foi a primeira da Bahia a ter a pistola Teaser, todas as pessoas que chegam a nossa cidade ficam impressionadas com a qualidade da nossa Guarda. Nós temos a felicidade de em nossa gestão a Guarda ter realizado inúmeras conquistas, cresceu em seu contingente e cresceu profissionalmente, estão sempre participando de cursos de capacitação e aperfeiçoamento, conquistaram o seu armamento, viaturas, equipamentos, está altamente equipada, eles estão de parabéns“, destacou o prefeito.

A instituição hoje dispõe de 04 automóveis, 02 motos, 06 bicicletas e vários equipamentos que possibilitam a segurança e eficiência do serviço prestado à sociedade. Na atual gestão foram formadas duas turmas de Guardas Municipais em 2009 e 2010,obedecendo a grade da Matriz Curricular do Ministério da Justiça e vale salientar, que nesta gestão, os GMs realizaram inúmeras aquisições: uma S10 gabine dupla a disel, 1 fiat doblô quatro portas com ar condicionado, 20 pistolas taser, um nootbock, Impressora Laser/ Multifuncional com fax , 20 Cassetetes (Tonfas), 20 Coletes Antibalísticos Nível II , 65 pares de conturnos (extra-leves), 65 tênis Rainha sister, 65 Cinturão completo de Guarnição (porta tonfa, porta algemas e coldre e fivela com logomarca da GM), um projetor de multi mídia com tela de projeção, 20 pares de algemas, 20 capacetes antitumutuo, 20 rádios HTs, 16 bastões retrateis, 260 fardamentos completos, 520 camisetas e 20 computadores para implantação de um Telecentro Comunitário da GM que deverá ser entregue a comunidade no dia 12 de Dezembro e funcionará no Centro de Operações da Guarda que fica na Rua Tomé de Souza, 83.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.