Itapetinga: Na tribuna Popular Presidente da Associação Campo Verde pede apoio de autoridades para pequenos agricultores

Screenshot_2019-08-22-13-39-47-1

Na sessão ordinária dessa quarta-feira (21), o presidente da Associação de Agricultura Familiar Campo Verde, Martim Ferreira Souto, usou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, para pedir o apoio das autoridades municipais e do Território Médio Sudoeste aos pequenos agricultores de Itapetinga.

Martim explicou que a Associação Campo Verde faz parte do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que oferece condições para que os trabalhadores e trabalhadoras sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento. Segundo ele, os pequenos agricultores vinham enfrentando dificuldades para encontrar terras em Itapetinga com valor que não ultrapassasse o teto de financiamento do Programa.

Screenshot_2019-08-22-13-41-33-1

No entanto, recentemente foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional a resolução que regulamenta as novas condições de financiamento para acesso ao PNCF. Entre as principais alterações está a do teto de R$ 80 mil para R$140 mil. A novidade renovou as esperanças dos pequenos agricultores da cidade, que agora veem ampliadas suas chances de adquirir um imóvel rural.

“Nós solicitamos a Tribuna para pedir a vocês, vereadores, políticos, prefeitos, principalmente o pessoal do Médio Sudoeste (do Consórcio), para que nós possamos unir forças”, explicou Martim Souto. Os pequenos agricultores buscam do Poder Legislativo o reconhecimento da Associação Campo Verde como entidade de utilidade pública e, além disso, querem o apoio das autoridades dos municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Territorial do Médio Sudoeste, para que a entidade tenha acesso ao suporte jurídico do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que é uma unidade territorial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

Ascom/Câmara 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *