Itapetinga: PROERD é Implantado Na Rede Municipal de Educação Através de Parceria Com PM

Com as presenças da Sec. Municipal de Educação, Eliene Chaves, Major Fereira Lopes, Major Ubirajara, as soldadas, pedagogas e instrutoras do PROERD, Valdeni e Ana Angelica, diretores de escolas e os vereadores: Nidia Oliveira (Presidente da CNI), Amaral Junior, Professor Renan e Neide Pereira, entre outros convidados, foi realizado no auditório da SME (Secretaria Municipal de Educação), na tarde desta quinta-feira (04/04), lançamento do PROERD, programa que a Polícia Militar desenvolve, desde o ano passado, na rede de ensino da Bahia.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), visa oferecer atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino e já foi aplicado em diversas escolas da capital do estado e estendido a alguns municípios.

O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo. A Secretaria de Educação, Eliene Chaves destacou que inicialmente serão contemplados alunos do 5° ano de sete escolas da rede, “O PROERD será implantado já a partir da próxima semana, onde inicialmente os pais dos alunos serão orientados e conhecendo o tipo de orientação que os filhos estarão recebendo em relação ao combate as drogas. Neste primeiro semestre estaremos atingindo 420 alunos com idades de oito a quartoze anos, de áreas de risco, alunos do quinto ano do ensino fundamental, que serão atendidos uma vez por semana.

Policiais das CIPMs são capacitados para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram os policiais a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em lições onde os alunos aprendem a incrementar a auto-estima, 

a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania. Em seu pronunciamento o Major Ferreira Lopes destacou a importância da parceria em Itapetinga, “Este programa é de orientação e resistência às drogas, um programa complexo que visa basicamente orientar as crianças a dizerem NÃO ao uso das drogas. Nós temos duas estruturas, escolhemos as escolas de acordo a topografia e essa é uma parceria maravilhosa. Onde a policia também vai se aproximar da comunidade e estabelecer o relacionamento melhor”.

Dezenas de policiais militares já concluíram o curso de Formação de Instrutores do Proerd, que consiste na capacitação de oficiais para atuarem em conjunto com educadores, estudantes, pais e a comunidade em ações voltadas à prevenção ao uso de drogas e redução da violência entre crianças e adolescentes.De acordo com a metodologia do curso, o policial deve comparecer fardado à escola uma vez por semana, acompanhado do professor da turma. Cada encontro com os estudantes tem uma hora de duração. Todo o material apresentado foi copilado numa cartilha em 17 lições de 60 minutos para distribuição entre os alunos.

As escolas que serão contempladas nesta primeira fase são: Rosalina Vesper, D. Maria, Sinval Palmeira, Isaura Costa, Clero Pedreira, Clodoaldo Costa e Ismael Cruz. Após as lições nos dez encontros com os alunos, haverá uma belíssima solenidade de formatura, prevista para o mês de agosto. As demais escolas serão contempladas em seguida.

No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação, visando sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

Márcia Aguiar/DECOM (fotos Clewton Dias).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.