ITAPETINGA: O CIRCO CHEGOU !!!
Já ao lado do Parque da lagoa o velho e sempre bem vindo Circo Balão Mágico , com estréia prevista para  sexta-feira ( 08 ) o Circo Balão Mágico Oferecerá uma programação alegre e emocionante : Pêndulo Especial , Taxi Maluco , Malabaristas , Palhaços , Lindas bailarinas, globo da morte , e a Incrível  ( Mulher jamanta 120 kilos quase 02 metros ) Desafiando qualquer homen da cidade , Diretamente do programa do ratinho ( SBT ) Das melhores academias de são Paulo,Campeã de Luta Livre , Capoeira , Karate , Judô , jiu-jitso, Mury thai ,Confira a programação : Sexta-feira ás 20:30 Hs, Sabado 17:oo e 20:30 hs , Domingo 15:00 e 20:30 Hs,
                               Leia  sobre a História do Circo No Brasil

 

     ENTENDA UM  POUCO SOBRE O CIRCO NO BRASIL

No Brasil, mesmo antes do circo de Astley, já haviam os ciganos que vieram da Europa, onde eram perseguidos. Sempre houve ligação dos ciganos com o circo. Entre suas especialidades incluíam-se a doma de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos. Há relatos de que eles usavam tendas e nas festas sacras, havia bagunça, bebedeira, e exibições artísticas, incluindo teatro de bonecos. Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local. Números que não faziam sucesso na cidade eram tirados do programa.
O circo com suas características, em geral itinerante, existe no Brasil a partir dos fins do século XIX. Desembarcavam em um porto importante, faziam seu espetáculo partiam para outras cidades, descendo pelo litoral até o rio da Prata, indo para Buenos Aires.

Instalando-se na periferia das grandes cidades e voltado para as classes populares, sua modernização não se deu em termos de espaços e equipamentos: investe no elemento humano, suas destrezas, habilidades e criatividade. Por isso, os palhaços são as figuras centrais, dependendo deles o sucesso do circo.

O circo brasileiro tropicalizou algumas atrações. O palhaço brasileiro falava muito, ao contrário do europeu, que era mais mímico. Era mais conquistador e malandro, seresteiro, tocador de violão, com um humor picante. O público também apresentava características diferentes: os europeus iam ao circo apreciar a arte; no Brasil, os números perigosos eram as atrações: trapézio, animais selvagens e ferozes.

Segundo Alice Viveiros de Castro, atualmente existem mais de 2.000 circos espalhados pelo Brasil, sendo aproximadamente 80 médios e grandes, com trapézio de vôos, animais e grande elenco. Estima-se um público anual de 25 milhões de espectadores. Entre os problemas enfrentados nos dias de hoje estão os terrenos caros e há cidades que não permitem a montagem de circos, pois seus prefeitos temem estes “forasteiros”.

3 comentários sobre “ITAPETINGA: O CIRCO CHEGOU !!!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.