Itapetinga: Gustavo David apresenta ações da Secretaria de Infraestrutura em sessão da Câmara de Vereadores

O secretário municipal de Infraestrutura, Gustavo Costa David, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Itapetinga nesta quinta-feira (16). Ele foi convidado, por meio de requerimento, para explanar sobre os trabalhos desenvolvidos na Secretaria durante o ano de 2021.

Aprovado por unanimidade, o requerimento foi feito pelos vereadores Anderson da Nova (DEM), Gegê (PSB), Helder de Bandeira (PSC), João de Deus (MDB), Luciano Almeida (MDB), Manu Brandão (MDB), Neto Ferraz (PSC), Pastor Evandro Souza (PSD), Peto (MDB), Tarugão (MDB) e Tuca (Republicanos).

Ao usar a Tribuna, o secretário Gustavo David afirmou que recebeu o convite da bancada de situação com satisfação. Ele ressaltou que 2021 foi um ano difícil não só para a Secretaria de Infraestrutura, mas também para Itapetinga, para a Bahia e para o Brasil.

De acordo com Gustavo David, neste ano, o reflexo da paralisação de 2020, provocada pela pandemia da Covid-19, acabou causando vários transtornos para a Secretaria, como interrupções de obras e desistências de empresas. Exemplo disso, segundo o secretário, é a obra de construção do Creas da Vila Isabel, para a qual teve que ser convocada a quinta colocada no processo licitatório. “Estamos aguardando agora somente o empenho pela Caixa Econômica para dar início às obras”, comunicou.

O secretário falou, ainda, sobre os impactos das chuvas torrenciais que atingiram a cidade recentemente. Ele disse que a Ação Social fez atendimento a mais de 400 pessoas, sendo que nove famílias estão inseridas no programa de aluguel social.

“Nós fizemos fiscalizações em toda a cidade e conseguimos cadastrar 14 casas que necessitam de algum reparo”, informou. Conforme Gustavo David, quatro dessas casas serão demolidas total ou parcialmente. A equipe conseguiu identificar essas residências e retirar as famílias. A expectativa é que essas moradias sejam construídas no próximo ano.

O secretário mencionou o óbito de uma criança vítima de desabamento no bairro Américo Nogueira e assegurou que está sendo prestado todo apoio necessário à família. A construção dessa casa também já está inserida no plano.

Sobre as principais ações realizadas pela Secretaria, citou o projeto de pavimentação da cidade, salientando que o avanço dessas obras pode ser visto em todos os bairros. Lembrou a obra de pavimentação com a usina asfáltica no bairro Vila Rosa e contou que está em execução no município a pavimentação do tipo Tratamento Superficial Duplo (TSD). Já foram iniciadas as obras nos bairros Quintas do Sul e Quintas do Morumbi e serão iniciadas também as obras do Loteamento Fernando, no distrito de Bandeira do Colônia.  “São mais de 46 mil m² de pavimentação em apenas um único contrato”, destacou.

O secretário avaliou que essas obras equivalem à metade do que foi feito de pavimentação na primeira gestão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB). “A gente acredita que esse mandato vai ser mais um mandato de sucesso, mais um mandato que vai levar qualidade de vida, vai levar segurança para a população, que é o intuito da gente também”, declarou.

Gustavo relatou que inclusive foi executado asfalto CBUQ, que é um tipo de massa asfáltica a quente. O bairro Vila Aurora foi completamente pavimentado e cerca de 90% de todo o bairro Cidade Jardim. “Foi um avanço muito grande que a gente pôde levar”, disse. Para ele, foram ações bem feitas, realizações que estão atendendo à população com sua demanda, melhorando a qualidade de vida e o trânsito dos bairros.

Gustavo David reconheceu que o município não está nas condições que merece, mas avaliou que a cidade está muito melhor do que estava há cinco anos.

Ele informou que já foi realizada a licitação de conclusão da pavimentação da Avenida Flamengo, uma obra muito aguardada pela população, e a previsão é que a obra seja iniciada no início de janeiro.

Para o secretário, a meta do governo municipal é um desafio muito grande: entregar a cidade 100% pavimentada. Um dos compromissos é entregar o povoado de Palmares 100% calçado até o primeiro trimestre de 2022.

Sobre a substituição das lâmpadas comuns por iluminação de LED, Gustavo David esclareceu que o contrato da empresa RCX tem como objetivo proporcionar maior eficiência. Lâmpadas de ruas tradicionais do município com potência de 80 watts estão sendo trocadas por lâmpadas de 30 watts. “A gente conseguiu comprovar, através de estudos, que cada ponto desse vai representar uma economia de 68,5%”, garantiu.

De acordo com o secretário, considerando o período de vigência da ata de registro de preços, que é de quatro anos, o contrato deve gerar um retorno de R$ 13,185 milhões para o município. Estima-se também que, com todo o parque de iluminação pública da cidade modernizado, haverá uma economia de R$ 51 milhões ao final da vida útil das lâmpadas de LED, que é de 16,4 anos. “Esse dinheiro é retorno efetivo para o município de Itapetinga”, resumiu.

Antes de finalizar a sua apresentação, o secretário voltou a falar sobre os efeitos das fortes chuvas. Ele ressaltou o zelo e o cuidado com a vida a partir das vistorias efetuadas em residências em estado calamitoso e disse que agora estão sendo realizadas ações para desobstruir vias em bairros em que as ruas estão intransitáveis. “Eu tenho certeza que a gente vai concluir essas manutenções e estar levando mais tranquilidade para toda a população”, afirmou.

Após a explanação do secretário de Infraestrutura, os vereadores fizeram questionamentos e comentários acerca dos assuntos abordados.

A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube e Fascinação AM. O vídeo está disponível no canal oficial da Câmara de Vereadores no YouTube para acesso e compartilhamento.

ASCOM:PMI

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.