Na última terça-feira (12/02), em plemo feriado de carnaval, a cidade de Itapetinga, sudoeste baiano, foi tomada por um forte odor (cheiro de coisa podre) que causou incômodo aos seus habitantes em toda a extensão do município, principalmente a área do Parque da Lagoa, NovaItapetinga, dentre outras localidades.

Após sentir que o cheiro forte que invadiu a cidade, o Secretário de Meio Ambiente Sr. Carlos Leôncio Costa, acopmanhado de um fiscal da referida secretaria se dirigiu a área onde estão localizados a Fosfocal (sem funcionamento) e os frigoríficos JBS e Regional Sudoeste Ltda, para constatação da origem do odor desagradável.

“In Loco”, o secretário constatou de onde estava saindo aquele mau cheiro que tinha invadido a cidade e gerado desconforto, bem como uma série de comentários maldosos e desagradáveis. O mau cheiro era oriundo da graxaria do Frigorífico Regional Sudoeste Ltda, localizado na BA-263, km 93, rodovia Itapetinga / Itororó.

O frigorífico desde que encerrou as atividades com abate bovino (embora está devidamente preparado e bem equipado para atender a
demanda do abate industrial), está funcionando apenas a parte da graxaria que trabalha com resíduos sólidos (vísceras de animais),
material adquirido em diversos frigoríficos do estado, incluindo também o JBS.

Por algumas vezes o secretário Leôncio acompanhado do promotor de justiça, Dr. José Junseira Almeida de Oliveira esteve nas dependências da indústria para constatação de irregularidade no que diz respeito ao
processamento desses resíduos, mas se deparou com o cheiro baracterístico do material processado dentro das instalações da
empresa.

No mês de dezembro de 2012, após denúncia de mau cheiro na cidade, novamente o secretário Leôncio e o promotor de justiça, Dr. José Junseira estiveram na empresa e constataram a origem do odor duranteprocessamento do material, ao ponto do empresário José Marcus Ribeiro Costa, reconhecer o problema, embora alegasse que estava cumprindo todas as exigências da Vigilância Sanitária e Ministério da Agicultura, utilizou de uma emissora de rádio (Rádio Fascinação AM) e pediu desculpas a população pelos prováveis transtornos causados em razão do mau cheiro, mas afirmou que a empresa tinha se comprometido a implantar a médio prazo, um sistema de filtro que tem custo bastante elevado, para solucionar o problema.

A Secretaria de Meio Ambiente notificou o referido frigorífico por diversas vezes, alentando o empresário sobre o mau cheiro que invade a cidade, bem como solicitando providências e/ou adequações para evitar a proliferação do mau cheiro pela cidade.

Na terça-feira de carnaval (feriado, 12/02), houve reinscidência do odor que tomou conta da cidade e causou enormes prejuízos, ficando constatado mais uma vez, que o cheiro estava saindo do Frigorífico Regional Sudoeste Ltda, fato presenciado pelo próprio secretário Carlos Leôncio, que de imediato adotou providências e multou a empresa no valor de R$ 10 mil reais.

Leôncio afirmou que foi enviado um relatório ao Ministério Público do Estado da Bahia, Promotoria Regional de Itapetinga, contendo informações a cerca da multa e outras providências. O secretário alertou as demais empresas que trabalham com resíduos sólidos, a fim de evitar quaiquer problemas nesse sentido.


Sizinio Neto

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.