Itapetinga: Com recursos próprios plano municipal de saneamento básico está sendo apresentado á comunidade

A Prefeitura de Itapetinga-Ba, contratou através de processo de licitação a empresa Saneando, que está elaborando o PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico. Nesta sexta-feira (19), em evento no Plenário da Câmara de vereadores, a empresa fez o lançamento das atividades de elaboração do Plano.

 

prefeito-plano-de-saneamento-basico

Gabriela Toledo Coordenadora dos trabalhos da Saneando e o Geógrafo Luiz Ferraz, esclareceram pontos importantes do PMSB, além de dúvidas de pessoas da comunidade, presentes no evento. O Prefeito José Carlos Moura (PT), disse que Itapetinga teve a iniciativa de fazer o Plano de Saneamento com recursos próprios, onde só existe um município na Bahia que também está realizando o Plano com seus próprios recursos, que é o município de Camaçari. “Estamos pagando com dinheiro do tesouro, esse Plano, pois sabemos da grande importância que ele terá para Itapetinga, futuramente”. Moura também descreveu que o Plano de Saneamento envolve abastecimento de água, coleta de tratamento de esgoto, aterro sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem da água de chuvas. “Nós estamos satisfeitos por esse primeiro passo, Deus tem nos ajudado a todo instante, no futuro vamos lembrar desse momento histórico, Itapetinga é a grande beneficiada”, disse. Durante sua fala, por várias vezes o Prefeito foi aplaudido, por tamanha importância do Plano de Saneamento para o município.

pano-saneamento-basico

O evento contou com autoridades, representantes de entidades e pessoas da comunidade. Presença de secretários municipais, da primeira dama Cida Moura e dos vereadores Amaral Júnior, João Carlos, Renan Coelho, José  Antunes, Nídia Oliveira e o Presidente da Câmara, o vereador Valdeir chagas. A vereadora Neide Pereira, por motivos de saúde, mandou representante. O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, foi representado pelo engenheiro Luiz Nunes.

pano-saneamento-2

Geraldo Botelho, Presidente da empresa Saneando, disse que o Plano de Saneamento é uma Lei nacional, 11.445, que determina a política de saneamento no Brasil. “Itapetinga teve a iniciativa de fazer, e fazer com recursos próprios. É uma surpresa, pois eu só conheço um município baiano que tá fazendo esse Plano com recursos próprios: Camaçari, que é um município rico, Itapetinga não é um município rico economicamente falando. Então, quando eu vejo o Prefeito Zé Carlos disponibilizar recursos para elaborar um Plano de Saneamento, eu acho isso da maior importância, que deve ser elogiado por todos os setores da sociedade, pois é um Plano que não pertence ao partido do Prefeito, pertence a comunidade, portanto, merece ser elogiado por todos”, finalizou Botelho. O próxima etapa será o diagnóstico dos serviços de saneamento, mas antes, no final de março, serão realizadas oficinas com a população do município de Itapetinga.

ASCOM/Prefeitura

palno-saneamento

plano-saneamento-sidinei

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.