A Câmara Municipal de Itapetinga realizará nesta quinta-feira (03), às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, uma sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, celebrado anualmente no dia 1º de outubro. 

De autoria dos vereadores Neide Pereira (PSL) e Marcos Gabrielli (PT), a Sessão tem como principais objetivos reconhecer a importância das pessoas idosas na vida das famílias e na sociedade, celebrar os dez anos do Estatuto do Idoso e discutir a garantia de direitos para essa população. 

Entre os assuntos a serem discutidos na sessão está a garantia da atenção integral à saúde da pessoa idosa, visto que o acesso à assistência médica e tratamento, a alimentação adequada e a atividade física diária contribuem para o aumento da expectativa de vida da população. Em 1994, a esperança de vida da população brasileira era estimada em 68 anos. Em 2011, ela passou para 74 anos. Isso tem sido acompanhado por uma melhoria das condições de saúde física, cognitiva e mental dos idosos, bem como maior participação social.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no Brasil 23,5 milhões de idosos, o que corresponde a 12,1% da população. Embora o Estatuto do Idoso seja considerado um marco importante na garantia de direitos dessa faixa etária, há consenso de que vários direitos ainda permanecem no papel. O estatuto ampliou a Lei 8.842 (de 1994) e reconheceu direitos do idoso, com sanções e punições previstas para a família, as instituições e/ou o próprio Estado, caso sejam violados. Entretanto, ainda faltam ações eficazes na questão do cuidado e da atenção. 

Violência 

Há ainda o triste problema da violência enfrentado por parte da população brasileira com mais de 60 anos. Cinco denúncias de violência contra idosos são registradas a cada hora no Brasil. No dia 15 de maio, foi lançada a Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a População Idosa promovida

pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A campanha é uma parceria com o Ministério Público, Ministério da Justiça e órgãos que atuam na promoção dos direitos da pessoa idosa.

Segundo a ministra Maria do Rosário, de janeiro a novembro de 2012, o Disque Direitos Humanos contabilizou um amento em todos os módulos, considerando o mesmo período de 2011. Entre os atendimentos a idosos, os principais tipos de violação denunciados no ano passado foram 68,7% por negligência, 59,3% de violência psicológica, 40,1% de abuso financeiro, econômico e violência patrimonial, e 34% de violência física.

 

Ascom – Câmara Municipal de Itapetinga 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.