Itapetinga: Audiência pública virtual vai debater efeitos econômicos da pandemia da Covid-19

Na próxima sexta-feira (22), às 10 horas, a Câmara de Vereadores vai realizar uma audiência pública virtual com o tema “Efeitos Econômicos da Covid-19 e a Manutenção do Emprego e da Renda em Itapetinga”. A iniciativa é do vereador Anderson da Nova (DEM), que é segundo secretário da Mesa Diretora da Casa Legislativa.

O requerimento para a realização da audiência pública foi aprovado na sessão virtual desta quarta-feira (20), por unanimidade. De acordo com o autor, as demissões de trabalhadores da indústria calçadista em Itapetinga e região preocupam as autoridades e a comunidade local, uma situação que requer o empenho do poder público na busca por soluções para garantir a manutenção de empregos.

Foram convidadas para a audiência pública virtual autoridades municipais e estaduais, além de representantes de empresas e entidades, entre elas a Associação das Indústrias de Itapetinga e Microrregião, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato de Verdade e a Vulcabras Azaleia. Entre as autoridades convidadas está o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, representando o Governo do Estado.

Com o encerramento das atividades da fábrica de calçados Renata Melo, do Grupo Suzana Santos, na região, o sindicato que representa a categoria dos calçadistas estima que houve cerca de 1.800 demissões em unidades de Itapetinga, Itarantim, Maiquinique, Macarani e Potiraguá.

Em nota divulgada para a imprensa no dia 9 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia informou que, em contato com o Grupo Suzana Santos, foi assegurado o pagamento de todos os direitos trabalhistas aos funcionários e que a decisão não significa o fim das atividades na Bahia, mas uma pausa para que a empresa se recupere economicamente, tão logo passe a crise de saúde pública devido à Covid-19.

No Brasil, calçadistas já somam 32,8 mil demissões, mais de 12% do total empregado na atividade, que era de 269 mil pessoas em dezembro de 2019. Os números são atualizados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e referentes ao período que vai do final de março até o dia 19 de maio. A Abicalçados relaciona a onda de demissões no setor à falta de demanda do varejo doméstico aliada à queda nas exportações, em função do alastramento da pandemia.

“Diante desta crise instaurada com o avanço do coronavírus em nosso país, como representantes da nossa comunidade, não podemos deixar de promover uma discussão junto aos setores competentes, buscando uma saída  para enfrentar esse processo de fechamento de fábricas na região, evitando mais demissões e garantindo a manutenção dos postos de trabalho e da renda em nossa cidade”, declarou o vereador Anderson da Nova.

A audiência pública virtual será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube, que pode ser acessado no endereço: https://www.youtube.com/tvcamaraitapetinga. A população poderá participar do chat ou enviar, antecipadamente, mensagens com perguntas e sugestões para o e-mail camara_itapetinga@hotmail.com.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.