Iguaí: Delegado Shangai Alexandre Ramos assume delegacia do município

No último domingo (15) tomou posse da Delegacia Territorial de Iguaí, o Delegado Shangai Alexandre, após a saída do delegado Luis Eduardo Rolin, que foi nomeado Procurador de Justiça do Estado da Bahia.

Na manhã desta terça-feira (17), conversamos com o delegado Roberto Junior, Coordenador Regional de Polícia da 21ª Coorpin, e com novo delegado, que comandará a Polícia Civil de Iguaí e Ibicuí,  Shangai Alexandre Ramos. Confira a entrevista abaixo.

Iguaí Mix:  Recentemente foi divulgado um relatório indicando a redução dos homicídios (CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais) na região da coordenadoria, com sede em Itapetinga. Como a Coorpin analisou esses resultados?

Delegado Roberto Junior: De fato, nós tivemos uma redução na coordenadoria em quase todas as cidades, Iguaí inclusive, em torno de 30% nos CVLI, que são os Crimes Violentos Letais Intencionais. Apenas em Ibicuí houve um acréscimo, houve um aumento, mas em toda a coordenadoria houve uma redução em torno de 35% nos homicídios. Isso é fruto do trabalho das polícias: da Polícia Civil que tem feito um trabalho de investigação muito forte, a gente tem prendido vários autores desses crimes; também da Polícia Militar, que tem feito a  parte dela, de policiamento ostensivo, e os parceiros essenciais, que são o Ministério Público, através dos promotores  da região, e o Poder Judiciário, que são os juízes que têm decretado as prisões. Então, é uma verdadeira força tarefa dessas  instituições, que faz com quer nosso trabalho tenha resultado e tenha essa redução.

Iguaí Mix: É esperado até o final de 2018 que esse índice se mantenha?

Delegado Roberto Junior: Sim, a gente tem essa expectativa de que, dando continuidade aos trabalhos, os índices permaneçam descendo, mas é uma coisa que a gente não tem como prever, Às vezes acontece um fato novo, às vezes a criminalidade do tráfico se acirra em determinada região e as mortes aumentam, mas a gente está trabalhando para que essa parceria continue, das policias com o Ministério Público e o Judiciário, para que esses índices permaneçam em redução. 

Iguaí Mix: Como tem sido a atuação da Polícia Civil na região? Quais são as principais dificuldades encontradas?

Delegado Roberto Junior: A gente tem procurado fazer um trabalho intensivo aqui na região de Iguaí e Ibicuí. É uma região um pouco distante da coordenadoria, mas a gente tem procurado se dedicar. A dificuldade realmente é a questão do efetivo, a gente tem apenas dois investigadores em Iguaí e um em Ibicuí, mas, ainda assim, a Polícia Civil, a coordenadoria, através da nossa equipe, tem dado esse suporte. Anteriormente era o delegado Dr. Luis Eduardo Rolin quem estava responsável pelas duas cidades, agora nós temos o Dr. Shangai. Inclusive, hoje, nós já estamos aqui traçando um planejamento estratégico e operacional até o final do ano e tenha certeza que, até o final do ano, o Doutor Shangai comandará algumas ações para as duas cidades, Iguaí e Ibicuí.

Iguaí Mix:  O delegado Luis Eduardo Rolin entrega a Delegacia Territorial de Iguaí ao delegado Shangai Alexandre Ramos. O que se espera dessa mudança e nova atuação no município?

Delegado Roberto Junior: Na verdade, a gente espera que a Polícia Civil tenha uma atuação mais eficaz, porque o Doutor Luis Eduardo passou em um concurso para Procurador do Estado e deixou os quadros da Polícia Civil e Doutor Luis Eduardo tinha uma dificuldade, porque ele também é estudante de medicina e isso dificultava um pouco a dedicação dele às duas cidades. Inclusive, já estava sendo revisto por nós, na minha qualidade como gestor, a possibilidade dele acumular ou não as duas cidades por contas dessas dificuldade.

Então a nossa expectativa, com a chegada do Doutor Shangai Alexandre, é de que realmente a gente tenha uma resposta muito mais eficaz por parte da Polícia Civil. Então, temos certeza que honraremos uma resposta. Volto aqui a dizer que estamos na delegacia de Iguaí reunidos e já traçando um planejamento estratégico até o final do ano para as duas equipes, tanto da Polícia Civil de Iguaí como da de Ibicuí, estamos aqui reunidos. Então a gente tem a certeza que nós vamos trabalhar para trazer a tranquilidade para as duas comunidades.

Iguaí Mix:  Dr. Shangai Alexandre já conhecia Iguaí? Quais serão as ações a serem implantadas a partir desse momento em que o Sr. assume a Delegacia de Iguaí?

 Shangai Alexandre: Eu trabalhei na coordenadoria em Itapetinga como plantonista mais de um ano e conheci a cidade de Iguaí, relacionado a flagrantes que eu fazia na cidade de Itapetinga como plantonista, mas eu não conhecia a cidade de Iguaí de fato, de presença A primeira vez que que cheguei à cidade foi ontem.

Gostei bastante, a cidade é muito agradável também. Com relação aos planos, é fazer uma Polícia Civil mais presente para a população, buscar empreender diligências, no sentido de diminuir o índice de criminalidade, principalmente homicídios e trafico de drogas. Com relação aos futuros alvos, também tentar fazer algo, no sentido de prender futuramente pessoas que estejam ligadas a esses crimes e tentar fazer um trabalho digno na cidade para que possa ser reconhecido como um delegado que tenha uma efetiva prestação aqui.

Iguaí Mix:  Como será a sua relação com a comunidade iguaiense? Qual a mensagem que o Sr. deixaria para a população de Iguaí?

 Shangai Alexandre: – A manha relação com a comunidade iguaiense vai ser a mais benéfica possível, vou estar presente. A Polícia Civil, sempre que as pessoas precisarem, ela vai estar presente e apta  para resolver os problemas da população. Com relação a mensagem, é que a população fique tranquila, que a Polícia Civil, sob meu comando, agora, ela vai lutar constantemente, para que a cidade fique tranquila e que os índices de homicídios continuem caindo e que a cidade volte a ser um poço de tranquilidade. Atualmente o DPC Shangai Alexandre está residindo em Vitória da Conquista.

Da Redação / Iguaí Mix

 

Dr.-Shangai

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.