Febraban defende Pix e nega restrições a participantes estrangeiros
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota nesta sexta-feira (18) afirmando que o Pix é uma infraestrutura pública de pagamento que estimula a competição e contribui para o bom funcionamento do sistema financeiro nacional. A entidade destacou que o modelo é aberto e não discriminatório, permitindo a participação de bancos, fintechs e instituições, tanto nacionais quanto estrangeiras.
“O Pix é uma infraestrutura pública de pagamento, e não um produto comercial, que favorece a competição e o bom funcionamento do sistema de pagamentos e consequentemente da atividade econômica, sendo um modelo aberto”, disse a Febraban.
“Portanto, não há qualquer restrição à entrada de novos participantes, sejam eles de qualquer porte e/ou procedência, desde que operem no mercado nacional, já que é um sistema de pagamentos local e em reais, a moeda brasileira”, completou.
O posicionamento ocorre em meio à investigação aberta pelos Estados Unidos na última terça-feira (15), que aponta supostas práticas comerciais desleais do Brasil. O sistema Pix é um dos focos da apuração, e analistas apontam que as críticas podem estar ligadas à concorrência com o WhatsApp Pay e com bandeiras de cartões de crédito norte-americanas, além do uso crescente do Pix como alternativa ao dólar em algumas transações internacionais.
Fonte: Voz da Bahia







