Fabíola Mansur destaca participação popular e diálogo na XIII Conferência Municipal de Saúde‏

Foram três dias de discussões. Desafios, perspectivas e novas propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana mobilizou delegados, entidades e profissionais de Saúde na terça, quarta e quinta-feira (14, 15 e 16), na Pupileira, para um amplo diálogo na XIII Conferência Municipal de Saúde. O evento promoveueixos temáticos de discussão em torno do Financiamento SUS e a Relação Público-Privada, Participação Social, Reformas Democráticas e Populares do Estado, Garantias de Acesso e Direito à Saúde, além de Gestão do SUS e Modelos de Atenção.

Durante a conferência foram elaboradas novas proposições com o objetivo da melhoria do cuidado e da qualidade de vida dos soteropolitanos. Para a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), a Conferência foi um momento muito importante de mobilização para avaliar as políticas de saúde, onde puderam ser ouvidos representantes da sociedade civil, gestores e profissionais de saúde, além de todos os setores interessados da sociedade na discussão do Sistema Único de Saúde (SUS).  

“A livre participação popular e de todos os segmentos é muito importante para as pessoas dialogarem com o município e assim garantir mudanças. A Conferência aponta novos caminhos e os resultados devem resultar na melhoria da assistência e amplo acesso à uma saúde pública e de qualidade, uma das bandeiras defendidas em nosso mandato como vereadora e agora como deputada estadual”, destaca Fabíola. 

Na XIII Conferência as propostas aprovadas foram consolidadas e passam a integrar o Plano Municipal de Saúde, bem como serão pauta da Conferência Estadual de Saúde. Durante os meses de abril e maio foram realizadas nos 12 distritos sanitários as Pré-Conferências com objetivo de avaliar a situação da saúde em Salvador e propor diretrizes para a formulação das estratégias e da pauta para essa Conferência. A agenda é preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, evento quadrienal que acontecerá entre 1º e 4 de dezembro, em Brasília, com o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’.

Além de representantes do mandato da deputada Fabíola Mansur, aabertura oficial do evento contou com a presença de Alfredo Boa Sorte, representando o Ministério da Saúde, Roberto Badaró, representando o Governo do Estado, a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Marcos Sampaio, dentre outras autoridades. A XIII Conferência Municipal conta com o apoio da comissão representada por membros do CMS, Secretaria Municipal de Saúde, representantes de outras secretarias do município, além de instituições como Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Universidade Federal da Bahia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.