Donald Trump aprovou plano de ataque ao Irã, segundo imprensa dos EUA

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou um plano tático para um possível ataque militar ao Irã, conforme noticiaram nesta quarta-feira (19) o jornal The Wall Street Journal e a emissora CBS News. A informação foi atribuída a fontes ligadas ao governo norte-americano.

Segundo os veículos, Trump teria autorizado a preparação do ataque, mas condicionado sua execução a uma resposta final do governo iraniano sobre a continuidade do programa nuclear do país. A medida teria sido suspensa temporariamente, enquanto os Estados Unidos aguardavam uma posição definitiva de Teerã.

Ainda de acordo com as fontes citadas, o presidente americano estaria disposto a recuar da ofensiva caso o Irã aceitasse interromper seu programa nuclear, que é alvo de críticas e sanções por parte de Washington e seus aliados.

O contexto da tensão entre Estados Unidos e Irã envolve preocupações internacionais sobre a proliferação de armas nucleares e tem gerado instabilidade diplomática nos últimos anos. Até o momento, nem o governo iraniano nem a Casa Branca emitiram declarações públicas sobre as informações divulgadas.

Fonte: Voz da Bahia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.