BANDEIRA DO COLÔNIA:Inauguração De Creche
Creche é sem dúvida um universo que promove uma construção da rede de cuidados sobre toda a família. Tem a função de educar, conduzir ao exterior, otimizar a criança para que ela possa desenvolver seu próprio ponto de vista e permitir a narrativa corporal, a subjetivação da criança, que é o seu desenvolvimento cognitivo, por via corporal e da fala. A Prefeitura de Itapetinga e a Secretaria Municipal de Educação conhecendo essa realidade que se junta à necessidade de muitas mães que precisam trabalhar e não tinham onde deixar os seus filhos, realizaram nesta sexta feira (23/03), em Bandeira do Colônia a inauguração da Creche do distrito que é modelo para toda região e leva o nome da professora Edméia Neves Rocha.

                                        ( Leia Matéria Completa e Veja as Fotos )

Muita alegria e emoção no ato que marca a história de Bandeira do Colônia com um investimento tão importante do Prefeito que só reafirma o seu compromisso com população, uma vez que muitos são os feitos na sede e nos distritos. Eliane Chaves, coordenadora pedagógica e a equipe da educação cuidaram de todos os detalhes da festa que contou com a participação musical do Grupo Pior é Nada e apresentação da Banda Marcial do distrito.
O administrador do distrito, Carlos Marinho (Carlinhos), na oportunidade agradeceu a iniciativa em nome daquela comunidade e pediu que os investimentos continuassem, “Bandeira do Colônia recebeu mais um presente do nosso prefeito, nós só temos a agradecer. Nenhuma cidade aqui na região tem uma creche como a nossa, obrigada Zé Carlos Moura, nossa lavandeira tá aí linda, o cemitério está sendo reformado e ampliado, a quadra tá novinha, ruas estão sendo calçadas e tantas outras coisas. Continue assim, investindo em Itapetinga e em seus distritos, nunca fizeram tanto por nós”, lembrou o administrador.
As filhas e familiares da professora homenageada participaram do ato inaugural, representando as irmãs, Dulcineide falou do quanto sonharam com aquele momento. Na oportunidade a primeira dama, Cida Moura, entregou a família um lindo buquê de rosas em forma de agradecimento por tudo que a matriarca fez pela educação do distrito.
A Creche homenageia Edméia Neves Rocha, de formação evangélica, nasceu em São José, hoje distrito de Caatiba (na época pertencia a Itambé), em 12 de setembro de 1938, filha de Marcelino Neves Guimarães e Agripina de Jesus neves, chegou a Bandeira do Colônia em 1951 e em 1952 começou a cursar o primário, ao concluir curso se preparou  para casar na Igreja Batista de Bandeira do Colônia no dia  26 de julho de 1960 com o Sr. Durvalino Rocha, no ano seguinte teve seu primeiro filho que morreu em seguida, posteriormente teve mais três filhas Dulci, Neide e Meire.
Em 1963, já mãe de sua primeira filha, o desejo de trabalhar começou a surgir e em março do mesmo ano foi contratada para trabalhar no distrito como professora leiga, pelo município de Itapetinga, porém a necessidade de continuar os estudos e se formar aumentaram e ela não mediu esforços, cursou o Supletivo na sede, no Colégio Estadual Alfredo Dutra. Em 1975, ingressou no Centro Educacional de Itororó, para concluir seus estudos. Fez o Básico, e em 1977 realizou seu sonho, concluindo o magistério tornando-se professora formada. A partir daí o seu desempenho e amor pela profissão só aumentaram, contudo, na parceria com sua irmã de igreja e amicíssima, Geni (que deu nome a escola de Ensino fundamental de Bandeira do Colônia, Escola D. Geni), juntas movimentavam as escolas de Bandeira do Colônia, na época a Escola Dr. José Vaz Espinheira e Escola Municipal, com desfiles cívicos e grandes apresentações envolvendo os alunos.
Um fato marcante entre as parceiras professoras apaixonadas pelo que faziam, era que quando algum aluno não tinha condições de comprar a farda para desfilar, juntas as amigas e professoras D. Geni e Edméia compravam tecido e sapato e saíam na madrugada  colocando debaixo da porta de cada um, e no dia seguinte, a professora Meinha (como era conhecida) se oferecia pra costurar quando as mães chegavam à escola e contavam o que tinha acontecido.
Com a intenção de estender sua enorme paixão pela educação,  a professora Edméia encaminhou suas três filhas para se formarem no magistério, pois, segundo ela, era uma questão de excelência fazer esse curso tão enriquecedor. Daí o exemplo de determinação, coragem, responsabilidade e amor pela profissão que contaminou as três filhas, que exercendo a profissão na mesma escola, as duas mais velhas se tornaram colegas da mãe por pouco tempo, porque infelizmente ela adoeceu e ficou impossibilitada de continuar, vindo a falecer  em 26 de março de 1994, deixando seu legado para as filhas que eram “pedras preciosas” para ela.
Além da comunidade e pais de alunos da creche, os vereadores Alfredo Cabral, Valdeir Chagas, Romildo Teixeira, secretários, entre outras autoridades e professores prestigiaram o evento.
O Secretário Alécio Chaves, visivelmente emocionado destacou todos os cuidados para que o distrito recebesse uma creche referência, “Tudo no seu governo prefeito, tem sido feito no tempo de Deus, ele tem te abençoado, nós equipe da Secretaria de Educação nos empenhamos cuidadosamente para que a realização desse sonho fosse da melhor maneira possível, esse povo sonhava como essa creche, nós sonhamos juntos e creio que o resultado foi melhor do que os nossos sonhos esperavam”, lembrou o secretário.
Em seu pronunciamento o Prefeito destacou o trabalho realizado em equipe para a concretização da obra, “A felicidade e o sentimento de agradecimento a Deus por participar da realização de mais um sonho do meu povo são imensuráveis, Bandeira do Colônia merece, essa comunidade precisava dessa creche, agora as mães que trabalham fora, irão sair de casa muito mais tranquilas por que saberão que seus filhos estarão protegidos, recebendo um atenção especial, isso me deixa muito feliz. Estão de parabéns os secretários e suas equipes, Jeremias Filho de Brito da Infraestrutura, Zenóbio Cirqueira da Sec. de Finanças, por que sem dinheiro não podemos fazer nada, Alécio Chaves e essa equipe maravilhosa da Educação. A Deus eu nunca me cansarei de agradecer, Ele tem me dado forças e condições de realizar tantas coisas, sempre digo que aqueles que me atiram pedras nunca receberão essas pedras de volta, pois elas me servem para construir muito mais. Meu compromisso é com o povo, e para o povo que estou e continuarei trabalhando, honrando sempre com investimentos que atendam a necessidade da comunidade”, finalizou José Carlos Moura.
A Creche Edméia Neves tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos, inicialmente o atendimento será a 120 crianças, devidamente matriculadas, de 2 a 5 anos em cinco classes, a diretora da creche é a Professora Kalila Jandiroba.

                                          ( clique em ver om pinlens e veja as fotos )

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.