Bahia, 60% dos Mais de 17 mil médicos Estão Concentrados na Capital

O número de médicos  na Bahia está abaixo da média nacional e distante de locais como Distrito Federal e Rio de Janeiro.  Essa é a conclusão do estudo Demografia Médica no Brasil: Cenários e Indicadores de Distribuição, revela reportagem da jornalista  Thais Borges (Correio) tendo como base dados divulgados no início da semana pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). De acordo com o levantamento, existem 17.741 médicos registrados no Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) para atender a todos os 14.175.341 residentes do estado.

Ou seja: se mil baianos precisassem se consultar com um médico no mesmo dia teriam que disputar um mesmo profissional, já que o índice não passa de 1,25.  . O Brasil, com dois médicos para cada mil pessoas, também, não está na melhor das situações — ainda que o índice seja maior que o da Bahia.

Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não definir um número ideal de médicos, o país ainda fica atrás de vizinhos como a Argentina, que tem uma média de 3,16 profissionais para cada mil habitantes. Para o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, o número de médicos para atender os baianos é insuficiente. “Se fosse o bastante, não teríamos a quantidade de postos de trabalho abertos, nem estaríamos recebendo médicos de outros estados devido à carência que temos aqui”, disse. Jéquie Repórter.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.