Ao menos 27 países já confirmaram casos da varíola dos macacos

Desde a confirmação do primeiro paciente com a varíola dos macacos, no dia 7 de maio, no Reino Unido, os casos da doença têm se espalhado principalmente pela Europa.

Um levantamento realizado pela CNN e atualizado nesta sexta-feira (3) indica que ao menos 27 países confirmaram casos da doença até o momento: Argentina, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Letônia, Marrocos, México, Noruega, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acompanha o cenário epidemiológico da doença no mundo. O primeiro caso confirmado no Reino Unido, que disparou o alerta da OMS, foi informado à entidade no dia 7 de maio. O paciente, que viajou do Reino Unido para a Nigéria, desenvolveu uma erupção cutânea no dia 29 de abril e retornou ao Reino Unido em 4 de maio.

Características da doença
A varíola dos macacos (Monkeypox) é uma zoonose silvestre, doença transmitida de animais para humanos. As infecções humanas incidentais ocorrem esporadicamente em partes florestais da África Central e Ocidental.

Os países endêmicos da varíola dos macacos são: Benin, Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Gabão, Gana (identificado apenas em animais), Costa do Marfim, Libéria, Nigéria, República do Congo, Serra Leoa e Sudão do Sul. (bahia.ba)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.