Filho de ex-prefeito cassado por ligações com facção vence eleição no Ceará

Joel Barroso (PSB) foi eleito prefeito de Santa Quitéria, no Ceará, com 53% dos votos na eleição suplementar realizada neste domingo (26). A votação ocorreu após seu pai, Braguinha, ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral em setembro por comprovadas ligações com o Comando Vermelho (CV). O pleito dividiu importantes figuras políticas cearenses, como o senador Cid Gomes e o deputado federal José Guimarães, ambos do PSB.

O novo prefeito, que já ocupava o cargo interinamente por ser presidente da Câmara Municipal, derrotou a petista Lídia Protásio e Cândida Figueiredo, do União Brasil, esposa do ex-prefeito Tomás Figueiredo, adversário de Braguinha nas eleições de 2024.

A Justiça Eleitoral determinou a realização de nova eleição após investigações da Polícia Civil demonstrarem que a chapa vencedora em 2024 contou com apoio da facção criminosa. O governo federal autorizou o envio de militares para garantir a segurança durante a votação em Santa Quitéria.

Braguinha foi preso em 1º de janeiro, horas antes de tomar posse para seu segundo mandato. As candidatas derrotadas tentaram impugnar a candidatura de Joel Barroso alegando inelegibilidade reflexa, mas não obtiveram êxito.

Durante a campanha eleitoral de 2024, o CV intimidou eleitores e opositores com ameaças explícitas aos apoiadores de Tomás Figueiredo. Entre as intimidações, pichações nos muros da cidade traziam mensagens como “Se apoia o Tomás, vai entrar no problema” e “Quem apoiar o 15 vai morrer”.

De acordo com as investigações, a facção criminosa também teria utilizado drogas para compra de votos, garantindo a vitória da chapa na eleição anterior.

Fonte: BN 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.