CNH: Lula autoriza retirada da exigência de autoescola para categorias A e B
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou nesta quarta-feira (1º) uma mudança significativa nas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicletas) e B (automóveis). A partir da nova diretriz, não será mais obrigatória a frequência em autoescolas para tirar a habilitação.
Com a autorização, o Ministério dos Transportes lançará nesta quinta-feira (2) uma consulta pública sobre a proposta, que visa atualizar e modernizar o processo de formação de motoristas no Brasil.
Pelo novo modelo, os candidatos à CNH poderão se preparar de forma alternativa, inclusive com instrutores particulares, sem a necessidade de matrícula em centros de formação tradicionais. No entanto, a obtenção da carteira seguirá dependendo da aprovação nos testes teórico e prático.
De acordo com o governo federal, a proposta tem como principais objetivos reduzir os custos para os cidadãos, ampliar o acesso à CNH e tornar o processo mais simples, mantendo os critérios mínimos de segurança no trânsito.








