Senador Marcos do Val é alvo de operação da PF por descumprir medidas do STF e recebe tornozeleira eletrônica
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta segunda-feira (4), no aeroporto de Brasília, após descumprir medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que ordenou a instalação de tornozeleira eletrônica no parlamentar.
O motivo da medida foi uma viagem feita pelo senador aos Estados Unidos, durante o recesso parlamentar, sem autorização judicial. Do Val permaneceu por cerca de 10 dias em Orlando, contrariando uma decisão anterior do STF, que havia bloqueado seus passaportes e R$ 50 milhões de sua conta bancária em agosto de 2023.
Durante a operação, a Polícia Federal tentou apreender o passaporte diplomático do senador, mas o documento não foi encontrado. Segundo informações, ele estaria guardado no gabinete parlamentar em Brasília.
A defesa do senador alega que a viagem foi feita com toda a “documentação diplomática e consular regular” e que a saída do país foi comunicada previamente ao STF, Itamaraty e Senado Federal. Contudo, registros judiciais apontam que o pedido formal de autorização foi negado por Moraes em 16 de julho, um dia após ter sido protocolado.
Marcos do Val é alvo de investigações no STF e continua sujeito a restrições judiciais, que incluem monitoramento eletrônico e proibição de ausentar-se do país sem autorização prévia.
Fonte: Voz da Bahia







