Bahia emite primeira CNH pelo novo programa nacional
A Bahia entregou, nesta segunda-feira (2), a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no estado por meio do programa CNH do Brasil. A cerimônia aconteceu na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, e teve como primeiro beneficiado o soldador André Ricardo, habilitado nas categorias A e B.
Com a emissão, o estado passa a integrar o novo sistema nacional, que busca ampliar o acesso ao documento, reduzir custos e tornar o processo mais simples para os brasileiros.
André comemorou a rapidez do procedimento e as vantagens da nova modalidade. Segundo ele, aproveitou as férias na Bahia para iniciar o processo de forma online e conseguiu concluir todas as etapas com facilidade. “Estava precisando ampliar minhas oportunidades de emprego no país onde resido. Economizei e ainda pude aproveitar mais minhas férias. Agora, sou um condutor”, afirmou.
Durante a solenidade, o Detran-BA assinou uma portaria que fixa em R$ 180 o valor dos exames médico e psicológico — mesmo custo que passa a valer também para o laudo. Com a medida, a Bahia atende integralmente às exigências da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para implementar o programa.
De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Max Passos, o sistema começa a funcionar de forma totalmente integrada a partir desta terça-feira (3). “O candidato agenda as aulas teóricas pelo aplicativo da CNH do Brasil e realiza exames com preços reduzidos. A proposta é tornar tudo mais simples, rápido e acessível para o cidadão”, explicou.
Modernização e inclusão
Criado para modernizar o processo de habilitação, o programa permite aulas teóricas à distância, maior flexibilidade e até a atuação de instrutores autônomos. A iniciativa também se conecta à CNH Social, que garante gratuidade para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Outra novidade é a autorização para que o exame prático seja feito com veículos automáticos, ampliando as opções para os candidatos.
Todo o processo pode ser iniciado pelo aplicativo CNH do Brasil ou pelo site oficial do Ministério dos Transportes, com conteúdo teórico gratuito disponível online para que o candidato estude no próprio ritmo.
Para o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o novo formato prioriza a acessibilidade. “O objetivo é garantir custos menores, valores mais justos e um processo menos burocrático, facilitando o acesso à habilitação para a população”, destacou.
Voz da Bahia-Foto: Amanda Ercília/GOVBA








