“O Agente Secreto” brilha no Bafta com três indicações
O Bafta, prêmio da Academia Britânica de Cinema, divulgou nesta terça-feira (27) a lista de indicados e o Brasil aparece com três nomeações de destaque. O filme “O Agente Secreto” e o documentário “Apocalipse nos Trópicos” representam o país na disputa. A cerimônia acontece em 22 de fevereiro.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto concorre a Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original. Já o documentário Apocalipse nos Trópicos, assinado por Petra Costa e Alessandra Orofino, foi indicado a Melhor Documentário. O Brasil ainda aparece na categoria Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso, pelo filme Train Dreams (Sonhos de Trem).
Na corrida internacional, O Agente Secreto enfrenta produções da França, Noruega, Espanha e Tunísia. O longa também vive um momento especial na temporada de premiações: está indicado ao Oscar em quatro categorias e vem embalado pela vitória no Globo de Ouro, onde levou os prêmios de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama, com Wagner Moura.
Já Apocalipse nos Trópicos, apesar do reconhecimento em festivais ao redor do mundo, ficou fora das indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, mas segue forte na disputa britânica.








