Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica em Ribeira do Pombal
Sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, no município de Ribeira do Pombal, no nordeste da Bahia, com suspeita de intoxicação causada pela ingestão acidental de metanol após o consumo de bebida alcoólica. A informação foi confirmada na noite desta segunda-feira (29) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Segundo a Sesab e a prefeitura do município, os pacientes seguem em observação, recebendo assistência médica, e os protocolos clínicos adequados já foram acionados. O estado de saúde dos internados não foi detalhado.
A apuração das causas está sendo conduzida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA), além das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal. A investigação também conta com o apoio da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
De acordo com a secretaria, exames laboratoriais serão realizados para confirmação da substância ingerida e, se necessário, será administrado o antídoto específico para o tratamento da intoxicação por metanol.
O caso ocorre em meio a um alerta nacional. No último dia 10, um jovem de 22 anos morreu após passar 29 dias internado no Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, em decorrência da ingestão de uma bebida alcoólica contaminada com metanol. Ele foi a segunda vítima fatal associada ao mesmo produto. A primeira morte registrada foi a de uma influenciadora digital, em Petrolina (PE), após o consumo da bebida durante uma comemoração.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, até 20 de novembro, o Brasil havia registrado 62 casos confirmados de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, com 16 mortes confirmadas em diferentes estados.
Como medida de enfrentamento, a Bahia recebeu, em outubro, 104 ampolas do antídoto fomepizol, enviadas pelo Ministério da Saúde, além de 90 ampolas de etanol farmacêutico destinadas ao tratamento de casos de intoxicação por metanol.
Voz da Bahia-Foto Ilustração









