Polícia Civil deflagra Operação Primus contra esquema bilionário de lavagem de dinheiro e adulteração de combustíveis na Bahia e outros estados
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (16), a Operação Primus, que tem como alvo o empresário Aloísio Batista Cardoso, suspeito de integrar um esquema de lavagem de dinheiro e adulteração de combustíveis. A ação ocorre simultaneamente na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a participação de mais de 170 policiais civis.
De acordo com as investigações, o grupo comandado por Aloísio mantinha uma rede empresarial complexa voltada à adulteração e comercialização irregular de combustíveis em território baiano. Mais de 200 postos de combustíveis ligados ao grupo foram identificados.
A polícia informou que os estabelecimentos eram usados como instrumentos de ocultação patrimonial, dificultando o rastreamento dos valores obtidos por meio de fraudes fiscais. O esquema também mantinha ligações com uma organização criminosa originária de São Paulo.
Durante a operação, a Justiça determinou o bloqueio de bens, imóveis, veículos e contas bancárias dos investigados, somando R$ 6,5 bilhões. A medida visa impedir que o grupo continue atuando e permitir a recuperação de parte dos prejuízos causados ao Estado.
A Operação Primus conta com o apoio da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Fonte: Voz da Bahia








