Treinamento da Equipe Sussuarana Bombeiros Cívis em Itapetinga
Sob a firme liderança da Comandante BPC Indira Michelle Santana de Queiroz, a Equipe Sussuarana braço da Cooperativa de Bombeiros Profissionais Civis de Morro do Chapéu, protagonizou, neste sábado (27 de setembro), uma verdadeira operação de preparo, coragem e cidadania no coração de Itapetinga.
O Parque Poliesportivo da Lagoa foi o cenário de um importante treinamento prático, etapa essencial para o processo de credenciamento junto ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Mais do que uma atividade técnica, o evento simbolizou o início de um novo ciclo para a segurança e a proteção da região do Médio Sudoeste.
Com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Itapetinga e da Secretaria Municipal de Transportes, que disponibilizaram servidores e um carro-pipa fundamental para as simulações de combate a incêndios estruturais , a ação contou com a condução experiente do Bombeiro Civil Paulo Ricardo (RJ) e do consagrado instrutor Marivaldo Santos da Silva, referência nacional na formação de profissionais da área.
Segundo os coordenadores da equipe, Aparício Souza e Josnei Brito, o treinamento representa um marco na preparação dos futuros Bombeiros Profissionais Civis da região. Após o credenciamento, previsto para 2026, esses agentes deverão atuar em 13 cidades, levando conhecimento, técnica e compromisso com a vida.
E a jornada continua: em outubro, Itapetinga se tornará novamente palco de ação e aprendizado. A cidade receberá a própria Comandante Santana, acompanhada da equipe da Chapada Diamantina e do experiente Sargento PM RR José Geraldo, de Ilhéus, todos reconhecidos e credenciados pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
A nova etapa incluirá uma estrutura completa de equipamentos e abordará treinamentos voltados à prevenção e combate de incêndios, tanto estruturais quanto florestais, além de resgates e atendimentos a vítimas. Um verdadeiro avanço regional que une técnica, preparo e compromisso com a vida.
Porque onde há fogo, deve haver preparo. E onde há risco, é preciso haver coragem.














