Deputado TH Joias é preso em operação contra tráfico, corrupção e ligação com facção no Rio

O deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, foi preso nesta quarta-feira (3) em uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Civil do Rio. Ele é investigado por tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e por intermediar a negociação de armas e acessórios para o Comando Vermelho (CV).

TH não foi localizado inicialmente em sua residência na Barra da Tijuca, mas acabou sendo encontrado em outro imóvel de alto padrão no mesmo bairro. Ao todo, 18 pessoas eram procuradas em operações simultâneas, e 14 já foram presas, incluindo Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão, apontado como um dos chefes do CV; Gustavo Steel, delegado da PF; Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu, assessor de TH; e o próprio deputado.

A defesa de TH e dos demais presos ainda não se manifestou. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) informou que prestou apoio às autoridades, e o MDB anunciou a expulsão do parlamentar do partido.

Operações Zargun e Bandeirante

Na Operação Zargun, a PF cumpriu 18 mandados de prisão preventiva, 22 de busca e apreensão e determinou o sequestro de bens no valor de R$ 40 milhões, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

A investigação identificou um esquema de corrupção envolvendo líderes do CV no Complexo do Alemão e agentes públicos, incluindo policiais e ex-secretários. Segundo a PF, a organização também importava armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendidos até para facções rivais.

Já na Operação Bandeirante, conduzida pelo MPRJ, TH e quatro pessoas foram denunciados por associação para o tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito.

O grupo atuava nos complexos da Maré, Alemão e Parada de Lucas, intermediando drogas, armas e equipamentos antidrones, além de movimentar grandes quantias em dinheiro. Foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em endereços na Barra da Tijuca, Freguesia e Copacabana.

Perfil de TH Joias

TH Joias assumiu a vaga na Alerj em junho de 2024 como suplente de Otoni de Paula Pai, após o falecimento deste. Antes da política, ganhou notoriedade no design de joias personalizadas de luxo, aprendendo o ofício com o pai na loja da família em Madureira, Zona Norte do Rio. Entre seus clientes estão o funkeiro Poze do Rodo, o cantor L7 e o jogador Vini Jr.

Fonte: Voz da Bahia/Foto: Divulgação/Alerj

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.