Defensoria Pública da Bahia ganha 10 novos defensores em 2025

No início de 2025, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) recebeu 10 novos defensores e defensoras públicos em uma cerimônia realizada na Escola Superior da Defensoria (Esdep), no dia 17 de janeiro. Com essa posse, a DPE/BA agora conta com 427 membros atuando nos 27 territórios de identidade do estado.

A cerimônia foi marcada por discursos que destacaram a importância do trabalho da Defensoria Pública e o papel fundamental dos novos membros em garantir a defesa dos direitos dos cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis. A Defensoria da Bahia, que está prestes a completar 40 anos, tem como missão a promoção de direitos individuais e coletivos em todas as esferas do judiciário.

A defensora-geral em exercício, Soraia Ramos, destacou que, para muitas pessoas, a Defensoria é a única possibilidade de ter seus direitos garantidos. Ela também lembrou que as novas nomeações são resultado da Lei Complementar 57/2024, que possibilitou a reestruturação da carreira, permitindo a ascensão de alguns defensores para a Instância Superior e o fortalecimento das comarcas já atendidas.

Compromisso com a defesa dos direitos

A oradora da turma de novos(as) defensores(as), Naiane Pereira, fez um discurso emocionado, lembrando a trajetória de estudos que a levou até aquele momento e reforçando o compromisso de todos em lutar pelos direitos dos baianos mais vulneráveis. “Que a força e a garra que usamos para passar no concurso sejam usadas para promover os direitos de nossos assistidos”, afirmou.

https://www.instagram.com/marlon.araujos/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.