Uesb leva informações sobre o solo para escolas da região

uesb 1

Mãos na terra, olhos e ouvidos atentos para aprender mais sobre a Ciência do Solo. É assim a descrição dos encontros realizados pelo projeto de extensão “Solos na escola” da Uesb,que promove intercâmbio de conhecimento com estudantes de Ensino Fundamental e Médio de Vitória da Conquista e região, desde junho deste ano.

Desenvolvido pelos professores Caroline Valverde e Eliel Ferreira, ambos do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos (Deas), a ação já passou por dez escolas. Cerca de 300 estudantes participaram das atividades do projeto, que realizou, também, capacitação com 50 professores, buscando aprimorar o trabalho de ensino de conteúdos relacionados ao solo.

uesb 2

 

Nos encontros, é possível conhecer mais sobre a formação do solo, as questões de fertilização, a relação com a produção alimentar, bem como os cuidado de uso e manejo. Com muita informação em mãos, os alunos participam ainda de plantios, criação de hortas e, até mesmo, de uma oficina de geotinta, na qual é possível produzir tinta utilizando solo, cola e um pouco de água.

Para as crianças, a didática envolve também apresentações musicais e contação de histórias com Bela, uma boneca cheia de informações para passar. “Tudo que a gente fala para criança chama atenção. Ela é como um vetor de informação para a sociedade. Nosso intuito é passar para a criança a importância do solo, do seu uso e do seu manejo sustentável, de uma forma que essas crianças transmitam isso para a comunidade dela”, explica Valverde.

uesb 4

“Solos na escola” conta ainda com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Florestais da Uesb. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no Instagram ou pelo telefone (77) 3424-8785.

uesb 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *