Rádio Fascinação de Itapetinga comemora 33 anos no ar

No ato da inauguração: Miro Marques abrindo o cerimonial, Sanchez, Júlio Oliveira e o diretor presidente da emissora, deputado federal Sérgio Brito.
A história da Rádio Fascinação de Itapetinga se remonta ainda aos idos anos 60, quando eram prefeitos de Itapetinga o Sr. José Mendonça Luna e de Itororó o Sr. Henrique Brito Filho. Os dois, eleitos nas mesmas eleições municipais, dialogavam, diuturnamente, sobre as questões que envolviam o desenvolvimento dos seus Municípios, nas regiões da pecuária e cacaueira e que para eles, como líderes políticos, poderiam fazer para o alavancamento das duas comunidades em que dirigiam como chefes executivos.

 

E nos seus projetos de ação a curto, médio e longo prazo constava a concessão de uma emissora de rádio que pudesse divulgar a contento, a pujança da Micro Região de Itapetinga, composta de 13 municípios, tendo a cidade de Itapetinga sede da microrregião, como a cidade sede, também, para instalação dessa emissora de rádio que assistiria toda a área em questão. A vontade de marcarem suas passagens, com sucesso, pela administração pública dos seus municípios, os levariam a primarem pelas principais vicissitudes como: Educação, Saúde, Segurança e, sobretudo, a infra estrutura porque se tratava de municípios novos e ainda muito carentes de quase tudo. Mas, já que o projeto da emissora de rádio não era prioritário para os dois dirigentes políticos, foi colocado entre os últimos da pauta de das mudanças. Mas eis que nesse intere, enquanto os dois dirigentes buscavam alternativas amadurecendo as ideias, surpreendentemente, chega a Itapetinga o jornalista carioca Silvano Fonseca, com uma concessão totalmente liberado pelo Dentel para imediata instalação da primeira estação de rádio AM de Itapetinga. E em 01 de maio de 1964, estava no ar a ZYN 39 Rádio Jornal de Itapetinga, em 120 KHRTZ, uma organização Silvano Fonseca. Os dois prefeitos, autores do primeiro projeto, se deram por satisfeitos, porque, a final, embora não foram eles que trouxeram a primeira rádio, mas Itapetinga estava dotada de uma emissora de rádio, estava se cumprindo a missão almejada, também, na área da comunicação, Divisa que eles tanto lutavam para conquistar.

Entretanto, o proprietário desta emissora, jornalista Silvano Fonseca, vez por outra, tentava chantagear os prefeitos autores do projeto anterior, colocando a sua emissora a venda, sem a menor intenção de vendê-la. Henrique Brito, que era mais afoito, também porque vislumbrava uma visão futurista na política, logo se manifestou para comprar, mas Silvano, na verdade, só queria saber quanto estava valendo a sua rádio. Quando Henrique chegava para fechar negócio, ofertando um pouco menos da pedida, evidentemente, Silvano pedia oito dias de prazo para entregar a rádio e acabava respondendo que agora o preço tinha dobrado. Isto aconteceu por duas ou três vezes.

Eu acompanhei de perto, pois além de locutor oficial nas campanhas politicas do deputado Henrique Brito, eu era seu amigo particular. Até que da última vez que tentaram essa transação comercial, Henrique se aborreceu e disse para Silvano Fonseca, você pode ficar com sua rádio porque eu vou instalar uma outra emissora de rádio para concorrer com a sua. Dito e feito, partiu para objetivo lamentando José Mendonça Luna não estar mais entre nós. Mesmo assim, ele convidou José Luna Filho, em solidariedade ao seu pai, para fazer parte da sociedade e pretendendo mais um sócio, ele convidou seu advogado confiável em Itapetinga e região, seu particular amigo Dr. Laécio Sobrinho, para investir 25% do capital porque 25% já estava com Luninha e ele seria o majoritário com 50% das ações. A ideia amadureceu, e usando do seu notável prestígio junto ao Ministro Chefe da Casa Civil, Golbery do Couto e Silva, em pouco tempo, estava liberada a concessão de mais uma emissora de Rádio AM para Itapetinga. Em seguida veio aquele fatídico acidente aéreo que vitimou o ilustre deputado e outros políticos baianos. Deixando o tão sonhado projeto em arquivo ou como se dizia no fim da escravatura, de fogo morto.

Mas, o filho mais moço de Henrique Brito, Sérgio Brito, ensejando se eleger deputado federal em substituição ao seu pai no Congresso Nacional e sabedor da importância de uma emissora de rádio na carreira de um politico visionário, em reunião familiar, decidiu instalar o equipamento que estava guardado, realizando o sonho do seu pai e reativando o velho projeto que eclodiria com a inauguração de uma nova emissora de rádio regional. Assim, a Rádio Fascinação de Itapetinga entrava no ar, definitivamente, no dia 24 de julho de 1984.

Trinta anos se passaram e a emissora mantém-se firme no propósito de levar entretenimento a muitos municípios da Região do Médio Sudoeste Baiano.
Naquele dia eu estava presente como vereador pelo município de Itororó e como representante da edilidade regional, por isso, fui incumbido de abri o cerimonial. (Foto). E após falar como político, assumi o comando radiofônico como o primeiro repórter da emissora e a primeira pessoa entrevistada por mim naquela noite foi o Sr. Michel José Hagge Filho.

A primeira turma de locutores foi composta por: Beto Fernandes, Júlio Oliveira, Risélia Cordeiro e o próprio Sanchez, um senhor de nacionalidade portuguesa, que dirigiu a emissora no inicio. Eu fui o primeiro comunicador com um programa aberto a participação direta do ouvinte. Sábado de meio dia às 15 horas eu comandava o programa Marques Show Transando Sucessos. Meus operadores de áudio foram: Edilson Lima que ainda não era comunicador, Tequinho, Nilson e Santana. Jota Santos iniciava sua brilhante carreira como repórter noticiarista e narrador esportivo.

Esta é a verdadeira história da nossa querida Rádio Fascinação de Itapetinga que eu reservei para contá-la, com muito prazer, agora, na data do seu aniversário de 30 anos. Pena que os idealizadores desse projeto não viveram para acompanharem o sucesso da emissora que um dia eles sonharam ver funcionando em Itapetinga.
A toda sua equipe que carinhosamente realizou os trabalhos inaugurais e o seu atual cast, quero desejar sinceros votos de parabéns, e muitos 30 anos mais. Um forte abraço, Miro Marques…publicado no blog do Rubinho Cordeiro (no aniversário de 30 anos da emissora)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.