Plantão da Alegria ajuda na recuperação de crianças internadas

plantão-da-alegria 1

Desde 2017, os domingos no Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, ganharam mais cor, risadas e muita  descontração. É nesse dia da semana que a trupe do Plantão da Alegria visita a unidade com o objetivo de tornar a experiência hospitalar mais agradável para as crianças, seus acompanhantes e também para os profissionais do Hospital.

A iniciativa é um projeto de extensão da Uesb, coordenado pelo professor Maxuell Nunes, vinculado ao Departamento de Ciências Naturais (DCN). De acordo com o docente, o Plantão da Alegria tem como princípio o fortalecimento da humanização e da empatia, ao entender a alegria como uma medida terapêutica fundamental na rotina clínica, especialmente, na infância.

Antes de iniciarem as visitas, todos os integrantes do projeto, formado por 13 alunos dos cursos de Medicina, Psicologia e Direito da Uesb, participaram de capacitações. Na oportunidade, eles aprenderam técnicas teatrais e a construção do palhaço, com um profissional da área de Teatro. Essas capacitações seguem sendo realizadas, em conjunto com as reuniões voltadas à organização das atividades e discussão das experiências vivenciadas junto aos pacientes do Hospital.

Para a execução do projeto, os alunos são divididos em grupos de cinco participantes. Assim, a cada domingo, um grupo é responsável pela realização das atividades no ambiente hospitalar. Para esses estudantes, o projeto extensionista vem possibilitando crescimento humano e profissional por meio de experiências práticas com a palhaçoterapia e contato direto com os pacientes.

Dessa forma, o coordenador destaca que, ao longo desses dois anos de existência, as ações do Plantão da Alegria vêm se mostrando bastante positivas, tanto para os participantes do projeto quanto para o seu público-alvo. “Os resultados são evidentes desde o primeiro Plantão. Nos sorrisos de cada criança, no ‘obrigado, quando vocês voltam?’ dos pais, na receptividade de cada profissional e nos mais diversos relatos das experiências vividas pelos participantes”, ressalta Nunes. Para acompanhar as ações do Plantão da Alegria, siga o Instagram do projeto.

plantão-da-alegria- 02

plantão-da-alegria 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *