Itapetinga Se Despede de Um Dos Mais Atuantes Investigadores de Polícia Da Bahia (Antonio José De Jesus)

Com 45 anos de serviço público e 65 de idade, o Investigador de Polícia Classe Especial, Antonio José de Jesus, natural de Salvador, lotado na 21ª COORPIN de Itapetinga desde 1995, recebeu via Ofício da SSP/BA a notícia de sua aposentadoria compulsória, baseada na Lei Complementar Nº 144/2014.

Policial por convicção e muito dedicado, sempre gozou de muito conceito dentro e fora da instituição, respeitando seus superiores, colegas e pessoas da comunidade por onde passou.

De 95 a 2014 foi indicado para o Cargo de Chefe de S.I da 21ª Coorpin de Itapetinga, atividade que foi desempenhada com muito afinco, mesmo numa época de poucos recursos, efetivo pequeno, pois quase não tinha agente de polícia concursado, a maioria dos servidores era ligado ao serviço público através de REDA.

O investigador Antonio José goza de muita credibilidade em Itapetinga e por onde já trabalhou, sempre foi o Conselheiro da Polícia Civil, responsável pelas Audiências de Conciliação na DP e muitos casos foram resolvidos sob sua presidência, utilizando o bom diálogo entre as partes envolvidas, e até os dias atuais diversas pessoas o procuram no Complexo Policial com intuito de ajudá-lo com informações valiosas a respeito dos fatos que são registrados na Delegacia diariamente.

Chegada à Itapetinga…

Antonio José de Jesus veio para Itapetinga no ano de 1995 a convite do então delegado regional da época Dr. Robson Marocci, com quem mantinha contato e amizade desde a época em que trabalhava na 4ª DP de São Caetano na capital do estado.

De 1999 a 2001 exerceu o mesmo cargo na Delegacia Territorial de Itororó. De 2001 a 2014 esteve à frente do Serviço de Investigação (S.I) da Delegacia Circunscricional de Polícia de Itapetinga, hoje Delegacia Territorial de Itapetinga, resultando em descobertas importantes e na elucidação de furtos, roubos e assassinatos, fruto de trabalho em conjunto. Seu Antonio José de Jesus Recebeu o Título de Cidadão Itapetinguense, indicação do ex-vereador Gilson de Jesus.

Prestígio Reconhecido…

Reconhecendo seu prestígio junto à comunidade, sem querer desmerecer os demais servidores da 21ª Coorpin, os delegados Dr. Marcus Vinicius, ex-coordenador regional e Dr. Irineu Andrade, ex-delegado titular de Itapetinga, o indicaram para o cargo de Chefe de Investigação da Circunscricional, antiga DCP, hoje DT (Delegacia Territorial) e ele não mediu esforços em aceitar o desafio, visando desenvolver um trabalho em parceria com os colegas, utilizando sua experiência como base, sem deixar de contar com o apoio da comunidade local.

“Nunca tive dificuldade em me relacionar com o povo, pois o meu papel na sociedade tenho desempenhado com afinco, com respeito e ética. O resultado tem sido o melhor possível desde que me atribuíram tamanha responsabilidade, mas procurei desempenhar o cargo com a mesma dedicação de antes”, declarou Antonio José ao falar com o Repórter Sizinio Neto.

Onde tudo começou…

Antonio José de Jesus, natural de Salvador, pai de quatro filhos maiores (dois homens e duas mulheres) entrou na Polícia Civil da Bahia em março de 1969 aos 20 anos de idade, há exatamente 45 anos.

Foi integrante da antiga Guarda Civil no final da ditadura e logo depois foi criada a Classe de Agente de Polícia dentro da instituição. Em Salvador permaneceu trabalhando e atuando até o mês de novembro de 1995, quando veio para Itapetinga e ficou lotado na 21ª COORPIN.

Em Salvador atuou na 4ª e 5ª DP, foi um dos fundadores da extinta Delegacia de Economia Popular, hoje conhecida como Delegacia de Defesa do Consumidor, teve passagem marcante na DRFR, trabalhou na antiga Delegacia de Jogos e Costumes, hoje conhecida como Delegacia de Defraudações, participou de várias Operações Especiais na capital do estado.

Trabalhou em quase toda região metropolitana: Delegacias de Lauro de Freitas, Portão, Camaçari, Santo Antonio de Jesus, Dias D’Ávila, Candeias, entre outras, além de Itororó e Itapetinga.

Realizou trabalho investigativo em várias Delegacias da 21ª COORPIN: Itororó, Potiraguá, Itambé, Ribeirão do Largo, Firmino Alves, Iguaí, Ibicuí, Caatiba, Nova Canaã, entre outras.

O servidor público (Investigador de Polícia Classe Especial) Antonio José de Jesus ao longo de sua carreira foi Agente de Polícia; Subinspetor; Inspetor; Agente Comissário; Investigador Classe Especial.

Exerceu vários cargos de Chefia dentro da instituição policial durante seus 45 anos de dedicação ao serviço público.

Em Itapetinga atuou na elucidação de vários casos: Homicídios, prisões de quadrilhas, o caso do casal Alcides e Amélia (assassinados pelo próprio filho Antonio Carlos Almeida), participou de várias operações na área de abrangência da 21ª COORPIN, foi mais que um colega, foi amigo, conselheiro e seu exemplo de dignidade sempre contagiou a todos a sua volta.

O repórter Sizinio Neto entrevista o renomado Policial Civil Antonio José de Jesus…

SN – Sizinio Neto: Como o Sr. Recebeu a notícia do processo da Aposentadoria?

AJ – Antonio José: Recebi com tranquilidade, pois já era esperado com a nova Lei Complementar Nº 144/2014, bem como pelos meus 45 anos de serviço público.

SN: O grande aprendizado de toda sua dedicação ao serviço público?

AJ: A vida nos ensina muitas coisas; O maior aprendizado é a própria vida. No crime, quem nos ensina é próprio marginal, que se evolui com o passar do tempo e somos obrigados a acompanhar “essa evolução”.

SN: Fez o que gostava?

AJ: Sim, amo a minha profissão, mesmo que no início, a gente entra meio que desconfiado e com o passar do tempo, a gente acaba se envolvendo e gostando daquilo que nos propusemos a fazer.

 

SN: O que o levou a ingressar na Polícia Civil da Bahia?

AJ: Eu diria que foi por necessidade.

SN: O que mais o decepcionou na profissão?

AJ: O próprio estado que não valoriza os bons e comprometidos servidores que possui no seu quadro funcional.

SN: Se voltasse ao tempo faria tudo de novo?

AJ: Não!

SN: Sentirá saudade da atividade profissional exercida nos últimos 45 anos?

AJ: Com certeza! Atuar a tanto tempo na mesma atividade acaba virando um vício, um xodó, cria vínculos e nos apaixonamos pelo que fazemos.

SN: O Sr. Acha que a Relação Polícia/Comunidade avançou com o passar do tempo?

AJ: Acredito que essa relação ainda precisa se estreitar ainda mais. É necessário investir mais na educação, oferecer ao ser humano oportunidades, acreditar mais nas pessoas de bem, acabar com a politicagem dentro da instituição. O governo em contrapartida precisa oferecer uma estrutura decente aos seus servidores, estimulá-los.

SN: Itapetinga que importância tem na sua vida?

AJ: Muita! Itapetinga superou todas as minhas expectativas. Aprendi muito com o Povo de Itapetinga, um Povo solidário, Generoso, Hospitaleiro, Amigo.

SN: Uma Mensagem aos seus Colegas da 21ª COORPIN?

AJ: Aos colegas que ficam, tenham muita perseverança!

SN: Mágoa de alguém?

AJ: Não, nenhuma, pois não tenho esse tipo de sentimento, não consigo odiar, ficar com raiva de ninguém, ainda que pise no meu calo. Em princípio até fico chateado, mas depois consigo perdoar.

SN: Alguma decepção?

AJ: Eu diria que a decepção fica por conta do próprio estado em não valorizar a nossa categoria.

SN: Após a aposentadoria o que pretende fazer da sua vida?

AJ: Dedicar mais a minha família, descansar um pouco e aproveitar o melhor que Deus tem a me proporcionar!

SN: Um conselho à Humanidade?

AJ: É preciso que o ser humano aprenda a escolher melhor seus governantes para evitar ficar refém do sistema, entender a sua própria natureza.

 

SN: Um Estilo Musical?

AJ: Música Clássica

SN: Um Vício?

AJ: Ler em demasia, pois adoro leitura!

SN: Um Esporte?

AJ: Futebol.

SN: O que é amizade na sua concepção?

AJ: Sinceridade do ser humano e amor próprio!

SN: Um Sonho?

AJ: Continuar viver em Paz com todos a minha volta!

SN: Deus?

AJ: Tudo em nossas vidas, a razão de sermos humanos!

SN: Prato predileto?

AJ: Ensopado de carne com legumes e pirão.

SN: Uma de suas qualidades?

AJ: Ter um Coração Solidário.

SN: Uma Frase?

AJ: Que todos nós estejamos em Paz uns com os outros!

Ao final da entrevista o homem de coração generoso, gentil, simples, humano, veio às lágrimas e nos agradeceu pela parceria de resultados durante sua estada em Itapetinga e região. Antonio José de Jesus continuará entre nós, pois reside em Bandeira do Colônia – Distrito de Itapetinga.

Sizinio Neto e sua esposa Cris Sousa estiveram em seu gabinete na Delegacia Territorial de Itapetinga, sede da 21ª COORPIN.

Sizínio Neto.

Antonio Jose 2

Antonio Jose 3

Antonio Jose 5
Cristiane Sousa (esposa de Sizinio Neto) ladeada pelo policial Antonio José.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.