Itapetinga: Prefeitura leva Educação em Saúde no Dia Mundial contra Diabetes

EVENTO

A Secretaria Municipal de Saúde e o Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família – realizaram, na manhã desta quinta-feira, 14, uma ação de rastreamento e educação em saúde sobre o Dia Mundial do Diabetes.

Na Alameda Rui Barbosa, o grupo de enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos e demais profissionais de saúde se reuniram para fazer, além do teste de glicemia, uma avaliação de risco nos pacientes.

Obesidade, circunferência abdominal, antecedentes genéticos, sedentarismo, tabagismo, nível de ingestão de frutas e verduras foram alguns dos quesitos avaliados para detectar o risco ou não de desenvolvimento do diabetes. O grupo, então, realizou gratuitamente aferição de glicemia capilar e pressão arterial, medidas antropométricas e fez orientações individualizadas, buscando a sensibilização sobre a doença e suas complicações e a detecção precoce.

Após as análises, a equipe encaminhou para as Unidades de Saúde aqueles que foram identificados como possíveis portadores sem diagnóstico.

As estatísticas apontam que a cada 10 pacientes, 5 não sabem que tem diabetes. Por isso, a prefeitura de Itapetinga vem realizando ações que levem saúde para mais perto da população. Previna-se.

Ascom-PMI www.itapetinga.ba.gov.br

EVENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *