Itapetinga: livro da biografia do artista são Félix é lançado

Screenshot_2017-07-16-14-02-57-1

Foi neste sábado (15) na FACI o lançamento do livro “São Félix, um artista Nuca Morre”, dos autores Adriano Silva e Sérgio Gomes, que conta a trajetória de um dos mais brilhantes artistas de Itapetinga e região, o saudoso Júlio de Souza Barbosa, São Félix. Com ilustrações e uma leitura dinâmica e curiosa, sobre a vida do artista e sua arte, além de relatos sobre seus últimos dias lutando pela vida, depois de um trágico ataque à sua pessoa ocorrido em sua residência.

Screenshot_2017-07-16-14-03-08-1

O evento de lançamento da obra biográfica contou com a participação de inúmeros artistas, políticos, imprensa e pessoas da comunidade. O escritor e Blogueiro Maurício Gomes, discursou e falou da importância do registro literário sobre o artista. Presenças também do cordelista e agitador cultural, professor Eduardo Fiscina e do vice-prefeito de Itapetinga, Renan Pereira e do ex-vice Alécio Chaves.

Screenshot_2017-07-16-14-02-57-1

São Félix serviu de inspiração para muitos artistas itapetinguenses e marcou a história do município com várias obras em diversos pontos da cidade, como no Parque da Matinha e em várias praças municipais.

Ele deixou cravada nas escrituras a sua frase marcante: “Itapetinga, ainda que o destino nos separe, serei aquele que um dia te embelezou.” São Félix foi golpeado com uma pedrada na cabeça e teve o crânio cortado a facão, ficando internado 18 dias na cidade de Itabuna (BA) e vindo a falecer no hospital, em 16 de janeiro de 2011, aos 83 anos. O artista plástico nasceu em 21/03/1927, na cidade de São Félix, recôncavo baiano. 

Por: Roberto Alves 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *