Itapetinga: Fim do Impasse Entre HCR e Secretária de Saúde

O impasse que existia entre a direção do Hospital Cristo Redentor (HCR) e a Secretaria de Saúde do Município, finalmente cessou na noite desta quarta-feira (27/02), após intervenção do Ministério Público, na pessoa do promotor de justiça, Dr. José Junseira Almeida de Oliveira, durante uma reunião na sede da promotoria.

Participaram do ato, o promotor de Justiça, Dr. José Junseira (intermediador), o diretor médico do Hospital Cristo Redentor, Dr. Jilvan Matos, a secretária de saúde do município, Sra. Zoraide Cruz, os secretários municipais Carlos Leôncio (Meio Ambiente), Ricardo Dutra (Finança), Jeremias Pereira (Gabinete) e o Procurador-Chefe da Procuradoria Jurídica do Município, Dr. Márcio Vinícius Lopes Alves. 

O objetivo da reunião, segundo o promotor Junseira, foi discutir a questão da suspensão do atendimento pelo HCR dos pacientes do SUS, nos casos que não envolvessem risco de morte. Ficou estabelecido entre as partes que a partir desta quinta-feira (28/02),o referido hospital voltará atender aos pacientes do SUS, inclusive realizando cirurgias eletivas e atendimento ambulatorial, ressaltando que a liberação das cirurgias eletivas fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde.

Em atendimento ao pedido do Ministério Público da Bahia, representado pelo promotor de Justiça, Dr. José Junseira, a Secretaria de Saúde liberará até a próxima sexta-feira (01/03/13), dentro do horário bancário, para a Santa Casa de Misericórdia (Hospital Cristo Redentor) o valor de R$ 77.690,32 (setenta e sete mil, seiscentos e noventa reais e trinta e dois centavos) referente a retenção de numerário efetuado pela Secretaria Municipal de Saúde no repasse que foi feito à Santa Casa relativo aos meses de setembro a dezembro de 2012.

Contrapartida, a Secretaria de Saúde para assegurar o devido processo legal quanto à retenção do valor acima indicado baixará Portaria instaurando Processo Administrativo no qual será dada a oportunidade do contraditório e da ampla defesa à Santa Casa de Misericórdia (HCR), vez que a direção da entidade não concorda com a retenção dos valores acima mencionados.

Vale ressaltar que os vereadores de Itapetinga foram os primeiros a participar de várias reuniões com as partes envolvidas buscando entendimento e um acordo justo, com intuito de beneficiar a população (pacientes do SUS). A comissão composta por vereadores ouviu a direção do HCR na própria entidade, a Secretária de Saúde Zoraide Cruz na Câmara de Vereadores e por último, uma reunião na própria tribuna da Câmara com os dois representantes.

Ao final da reunião na sede do MP, o médico Dr. Jilvan Matos finalizou seu pronunciamento agradecendo a intervenção do promotor de justiça, Dr. Junseira, ao tempo em que declarou o fim do impasse, voltando o HCR ao atendimento normal a partir da celebração desse acordo, inclusive apertou a mão da secretária de saúde do município Zoraide Cruz, numa demonstração de sensibilidade e compromisso ético e moral.

Colaboração: SizinioNeto.

2 Responses to Itapetinga: Fim do Impasse Entre HCR e Secretária de Saúde

  1. Agente Silvio disse:

    parabens Zoraide sempre ativa e resposavel pela a saude de itapetinga

  2. carla disse:

    agora quero so ver oque ele vai fazer quando chegar pessoas ai pelo sus dr gilvam estar colocando os funicionari pra fora por causa da politica eu na concorto com ele nao quer colocar coloca logo mmais nai fica aneacado nao um dia sa casa de gaza tbm cai quem puxaao sacca sai como ladrao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>