Itapetinga: Câmara de Vereadores realizou na noite de quarta-feira (11), Sessão Especial da Saúde

sau-capa

Na noite de quarta-feira dia (11), foi realizada Sessão Especial no plenário da Câmara de vereadores de Itapetinga. Na sessão Especial o Secretário Hugo Cunha foi o convidado para falar sobre a saúde do Município.

O Secretário Hugo Cunha fez uso da palavra, demostrando com fotos e dados estatísticos esclarecendo a real situação dos serviços de saúde na cidade de Itapetinga. Foram apresentados os serviços da Rede básica, média e alta complexidade, demostrando dados fidedignos ao qual o quantitativo de atendimentos ofertados vai além do que é estabelecido pelo Ministério da Saúde, a exemplo disso é o caso da UPA, que atende mais de (1000) mil pacientes por mês, com isso passando da cota estabelecida. Na sua explanação, o Secretário anunciou que já está finalizando o processo para vinda do (CAPS 3), sendo Itapetinga a cidade de referência em saúde mental. Quanto a Policlínica Municipal, hoje conta com mais de (16) especialidades para os munícipes.

Ao se falar da Policlínica Estadual, o Secretário mostrou dados que o Município fechou convênio por se tratar de um consórcio de saúde, porém a Policlínica não estava correspondendo aos serviços contratados: como por exemplo, o primeiro mês de (1000) mil exames pactuados a Policlínica só atendeu (60) sessenta pacientes, no segundo mês houve somente (300) trezentos pacientes, e o município realizando o pagamento integral, foi quando suspendeu o pagamento, para que diante disso houvesse uma nova negociação.

Em relação à Farmácia Básica, foi abordado que a participação na cota do Estado em fornecer medicamentos houve uma falta do Governo do Estado em (2) meses, o que acabou acarretando sérios prejuízos no fornecimento e estoque. Também apresentou a diminuição do repasse do Governo Federal para compras de medicamentos para o glaucoma (colírio), já que se trata de um Programa Federal, deixando o Município com dificuldades. Por ultimo o Secretário falou sobre as obras de reforma e ampliação dos (PSFs), onde o governo atual terminou todas.

ASCOM/CAMARA

sau-capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *