Itapetinga: Aprovado projeto de lei do Vereador José Antunes que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Itapetinga o “Mês Julho Amarelo” como o mês de combate ás hepatites virais.

José Antunes

Na sessão realizada na última quinta-feira (30), na câmara de vereadores de Itapetinga, foi votado e aprovado por unanimidade, o projeto de lei do vereador da bancada evangélica José Antunes (PSC) que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Itapetinga o “Mês Julho Amarelo”  como o mês de combate ás hepatites virais.

Em conversa com o Itapetinga 24 horas, o parlamentar falou sobre a importância do projeto “Considerando que, no dia 28 de Julho, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, é que o presente Projeto de Lei institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Itapetinga o “Mês Julho Amarelo”, em alusão à prevenção, controle, orientação e combate às Hepatites Virais, a ser comemorado, anualmente, o mês de Julho; Esta iniciativa visa colaborar na conscientização da nossa coletividade de que a hepatite é uma doença que se desenvolve silenciosamente sem nenhum tipo de sintoma, durante vários anos, levando o paciente à desenvolver uma cirrose, ter a necessidade de um transplante e, em alguns casos, até câncer de fígado; Só no Brasil existem oficialmente mais de seis milhões de pessoas com hepatites dos tipos B e C, as formas mais graves da doença. As Hepatites Virais são consideradas umas das maiores preocupações de saúde pública mundial. Com ações lentas e silenciosas, quase não apresentam sintomas e na maioria dos casos os infectados tornam-se portadores crônicos, estabelecendo-se no organismo por vários anos. A maioria da população sequer sabe de sua existência, muito menos das formas de transmissão, que podem se dar em diversas condutas de nosso cotidiano. Quando não diagnosticadas precocemente e/ou não tratadas adequadamente, podem evoluir com gravidade. Há necessidade da execução de ações estratégicas permanentes e incisivas que coíbam o avanço no número de infectados e identifiquem os portadores, para eventual tratamento e/ou monitoramento” Finalizou José Antunes, que também e o autor do projeto ‘Novembro Azul’ que instituiu no Calendário Oficial de Eventos do Município de Itapetinga o “Mês Novembro Azul”  como o mês de combate ao câncer de próstata.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *